Pesquisar neste blog

domingo, 16 de janeiro de 2011

Jesus se importa muito com o seu problema (Mc 3,20-21) (20/01/2010)

        No evangelho de hoje, quando Jesus volta para casa, a quantidade de gente que vem em busca dele é tão grande que ele não consegue parar nem para se alimentar, de novo. Vendo isso, os parentes de Jesus chegam fazendo um escândalo, para tentar tirá-lo do meio da multidão. Chegam a dizer que ele enlouqueceu!

        Com quem você se identifica hoje: alguém da multidão (que buscava a solução dos seus problemas, e só!), com Jesus (sobrecarregado com os problemas dos outros) ou com os parentes de Jesus (preocupados com aquele que está "enlouquecendo" por se sobrecarregar com os problemas dos outros)?

        Se você é como alguém da multidão, ou seja, que está com um problema e o considera mais importante que o dos outros, talvez esteja na hora de parar um pouco e tentar ver que as outras pessoas também têm problemas. Talvez até maiores que o seu!

        Se você se identificou com o que Jesus enfrentou talvez esteja na hora de parar um pouco, ou pelo menos diminuir o ritmo. Todos precisam descansar! Jesus também descansava e parava para comer. Se percebesse que estava no seu limite físico ou mental, Ele certamente teria pedido às pessoas que esperassem um pouco para que Ele pudesse descansar ou se alimentar. Se não, como Ele poderia continuar ajudando?

        E se você se viu no lugar dos parentes de Jesus, será que provocar um escândalo, dizer que o seu parente "está fora de si", não seriam atitudes extremas para uma situação que poderia se resolver com uma conversa educada? Atitudes extremas costumam colocar as outras pessoas na defensiva, o que dificulta muito uma resolução pacífica. Pessoas experientes e maduras sabem que uma boa e discreta conversa a dois é muito mais produtiva do que um escândalo, ainda mais quando o seu parente é alguém tão inteligente.

        Por outro lado, os parentes de Jesus estavam certos... Jesus, de fato, "saía de si" e enxergava o problema do outro como se fosse o outro. Jesus se importava de verdade com cada um que o procurava. E é assim que Ele nos ensina a ser para com as pessoas que nos procuram com um problema.

        Três lições ficam para hoje: 1) Não olhar só para o nosso problema; 2) Não olhar só para os problemas dos outros; 3) Não substituir uma conversa discreta por um escândalo.

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com

Um comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=jWe2ne_isWQ&feature=player_embedded
    Qual seu limite ?


    Por favor Ajude a Divulgar este video

    ResponderExcluir