Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

“Jesus, caminho, verdade e vida.” (Jo 14,1-6) (30/04/2010)

        Jesus diz aos discípulos: "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, em mim também". Jesus dirige palavras de conforto, fé e confiança aos discípulos de que Ele estará sempre perto, que não os abandonará, e nos momentos de dificuldade Ele dará força e coragem par que não desanimem. Jesus dirige essas palavras aos seus discípulos, porque sabe que não tem mais muito tempo no meio deles.

        Assim como naquele tempo, hoje nós temos essa garantia de Jesus de que jamais seremos abandonados, ou que estaremos sós. É necessário, termos fé, confiança, e sermos perseverantes em nossas orações. Pelas nossas orações, muitas situações difíceis, complicadas, que às vezes achamos que não tem solução, são mudadas. Isso porque estamos em sintonia com Deus, e recebemos Dele a força e a coragem necessária para suportar e superar todo sofrimento, angustia, opressão, injustiça, a falta de emprego, a solidão, a doença, enfim situações que desanimam, e muitas vezes levam algumas pessoas a desistirem, de tudo.

         "Vou preparar um lugar para vós,... onde eu estive vós estejais também. Eu sou o caminho a verdade e a vida".(Jo, 14, 2.6). Jesus é o caminho que nos leva ao Pai, é a porta pela qual entramos na casa do Pai. Jesus é Deus, é a vida. Não tenhamos dúvida, acreditemos e tenhamos fé em Jesus, e com Ele não desistimos nunca, não há outro caminho, que nos conduza leve a felicidade, que nos de segurança e vida. "Não se perturbe o vosso coração", Jesus devolve a paz ao nosso coração, ao nosso lar, a nossa comunidade.

        Caminhar com Jesus, viver a verdade de acordo com o que Ele ensinou e viveu, sem pecado, é que dará vida a todos. E a certeza de que existe um lugar preparado, para cada um que acolhe, vive e pratica seus ensinamentos. Cada um com suas diferenças, com suas imperfeições, não importa, somos únicos e na casa do Pai há muitas moradas. O importante é estar com Jesus, fazer o bem, viver e falar sempre a verdade, comprometer-se com as obras de Jesus, por amor, em favor do próximo, e da vida, vivendo em comunhão com todos e com o Pai.

 

Oração

 "Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti".

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



“Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus, tende fé em mim também” (Jo 14,1-6) (30/04/2010)

        Meus irmãos, minhas irmãs ,Diante de tantas dificuldades pelo que passamos: situação de traições, abandono, desconfiança, injustiças, calúnias, fofocas, doenças, desemprego, complicada situação financeira. Assim como ontem ante a sua partida para o Céu, Jesus confortou os seus discípulos para que não se preocupassem, assim também hoje e neste evangelho acontece. Dirige-nos palavras de conforto. Ele mostra-nos que não nos deixa abandonados.

        O nosso Deus é um Deus presente. É preciso vivermos a certeza de que Ele está no meio de nós dando-nos forças e coragem para que cada dia avancemos seguindo rumo à meta. Sabemos que o caminho é duro de mais. E Muitas vezes parece infindo. E o melhor e sentar e desistir. Todavia, queridos irmãos  o mérito, a vitória, o segredo ou seja o trunfo de tudo isto está saber que enquanto caminhamos ouçamos e sintamos ecoar dentro de nós as santas palavras de Jesus: Não se perturbe o vosso coração. Creiam em Deus e creiam também em mim.

        Com Jesus e por Jesus nós somos mais do que  vencedores. Ele é a única solução da nossa vida. Ele é o caminho que nos conduz à casa do seu e nosso Pai. Quero relembrar a figura da porta. Jesus é a porta de entrada para a casa do Pai.

        Se com fé, confiança e perseverança clamares por Ele. Virá ergue-lo ainda que estejas no fundo do poço. Com e por Jesus e pela força da oração tudo pode ser mudado.

        Isto não são palavras vãs , sofismas. Quem nos garante é ele mesmo: quando eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.

        Na dúvida de Tomé, Jesus já respondeu a minha e a sua dúvida. Portanto, creia, acredite, professe a sua fé em Jesus que é o caminho, a verdade e a vida que nos conduz até Deus nosso Pai.

        Meu Deus, eu creio, adoro, espero,amo-vos!Peço-te perdão  pelos que não crêem,não adoram , não esperam e vos amam!

 

Amém.

Abraço carinhoso.

Maria Regina

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Jesus, ensina-nos a ter um coração manso e humilde como o teu (Jo 13,16-20) (29/04/2010)

        Este texto faz parte do da última ceia, no qual Jesus lava os pés dos discípulos, um gesto exemplar de humilde serviço.

        Os discípulos na pessoa de Pedro, relutavam em aceitar que o Mestre Jesus lhes lavasse os pés. Este gesto foi interpretado como uma quebra de hierarquia e esvaziamento da autoridade. É que eles pensavam a sociedade organizada em camadas sociais, sobrepostas segundo a importância de cada uma, num sistema de precedências e privilégios.

        Jesus recusou-se a concordar com esta mentalidade, oferecendo-lhes pistas para compreenderem a realidade de maneira diferente. Ele parte do princípio que "o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou". Isto vale tanto para o Mestre quanto para os discípulos.

        Diante da resistência em acreditar nas suas palavras Ele reagem e diz: "Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes." Mais uma vez Jesus insiste na prática dos seus ensinamentos. Faz-nos um puxão de orelha. É preciso não somente crer, mais sim crer e praticar. Senão podemos nos tornar um novo Judas que acabou praticando ao contrário, ou seja, traindo o próprio Filho de Deus. "Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar."

        Somos nós que comemos o pão com Cristo, que comemos o pão que é o Cristo vivo, que proclamamos sua palavra a outros, e depois levantamos contra Ele o nosso calcanhar? Não! Isso não pode acontecer, prezados irmãos! Vamos rezar mais, se preciso jejuar, para que não cedamos às seduções do maligno que não cessa de tentar nos arrastar para longe Deus.

        Nós somos os mais visados por ele porque somos da linha de frente, somos missionários, somos escolhidos.Mesmo que não comungamos da mesma religião, mas fazemos parte de um mesmo Jesus, criados pelo mesmo DEUS!

        Por isso nos constituiu em sal da terra. Isto exige de nós muito cuidado para não perdermos o nosso sabor. Para não perdermos a nossa essência que é o de acolher, viver todos os seus ensinamentos. Por outro lado, Ele nos escolheu e envia para anunciar a sua palavra. Pois nos assegura:

         "Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviei recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou."Entretanto, trata-se de saber que senhor é aquele que enviou Jesus, segundo a afirmação do Mestre. Sem dúvida, ele está falando do Pai, que fez de Jesus servo e enviado, e que acolhe também os discípulos do Filho como servos e os envia em missão. Se for possível falar em hierarquia, convém saber que só existe uma: a que sobrepõe Deus ao ser humano, o Criador à sua criatura.

        Além desta, qualquer tentativa de classificar as pessoas em mais ou em menos importantes será sem cabimento. Quem se imagina superior aos demais está usurpando o lugar de Deus. Só ele é o Senhor; todos nós somos irmãos e irmãs.

        Nesta ordem de idéias, o gesto de humildade de Jesus é perfeitamente compreensível. Ele agiu como servo, por ser servo. E, como ele, todos devemos agir, pois também somos servos. Portanto, o gesto de Jesus só é incompreensível para quem não pensa como Deus.

        O pão da vida  és tu Jesus,  Tu és o Pão do Céu, Fica  conosco Jesus, e nos ensina a ter um coração manso e humilde como o teu.

       

Amém.

Abraço carinhoso.

Maria Regina

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



quarta-feira, 28 de abril de 2010

“Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros.” (Jo 10,31-35) (02/05/2010)

        Reparou que Jesus não deu um conselho, nem uma sugestão. Foi um Mandamento mesmo. Ele nos ordena a amarmos uns aos outros.

        Amar uns aos outros nem sempre é dar abraços  acompanhados de sorrisos, ou sair por apertando as mãos de todos como o fazem os políticos em época de campanha.

        No amor que temos uns pelos outros está incluído a correção fraterna, e ela nem sempre é bem quista pelos que estão sendo corrigidos, o que vai gerar atritos parecidos com brigas  de pessoas que não se amam, ou que não praticam o mandamento de Jesus. Mas é assim mesmo. Os pais têm de corrigir os filhos, e fazem isso  exatamente porque os amam, e não querem que eles cresçam sem limites e se dêem mal nesta vida.

        Do mesmo modo, a correção fraterna entre nós não é somente necessária com indispensável.  Além de apararmos as nossas arestas, precisamos ajudar-nos uns aos outros no sentido de apontar os seus defeitos para que eles sejam corrigidos.  Amigo que nos vê fazendo coisas erradas e continuam nos aprovando sem dizer nada a respeito da nossa conduta, não é amigo de verdade. Concluímos, pois,  que a correção fraterna  faz parte da nossa convivência. E se ela não existir, podemos declarar a convivência interesseira, e falsa.

        Jesus nos deixou o exemplo, ao cumprir o seu Plano de Salvação do mundo, quando repetidas vezes encarou os judeus, especialmente os fariseus e sacerdotes, apontando os seus defeitos e anunciando uma nova conduta de vida para com Deus, e com os irmãos.

        Jesus nos ensinou através de palavras e atos, que amar uns aos outros como Ele nos amou é fazer o bem de forma desinteressada,  de forma gratuita. Mas infelizmente o que notamos nos nosso dia-a-dia é exatamente o contrário do que Jesus nos ensinou. Na empresa, no clube, na festa, na escola, na universidade, em todo lugar  notamos que as pessoas são amáveis umas com as outras visando algum retorno, por algum tipo de interesse. Desse jeito não estamos imitando a Cristo. Porque  Jesus não visava nenhum retorno quando curava alguém. Ele fazia o bem de forma totalmente desinteressada.

        Ele teve muita pena daquela viúva mão do jovem que estava morto em cima do esquife, e disse "não chore!"

        Prezados irmãos. Jesus no Evangelho de hoje está jogando pesado conosco. Pois além de se tratar de um mandamento, ele está deixando  bem claro que o amor entre nós cristãos é algo indispensável para que as demais pessoas percebam que somos seus seguidores.

        "Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos,se tiverdes amor uns aos outros."

        Nisto conhecerão que sois meus discípulos. Já imaginou uma comunidade cristã onde haja inveja, ciúmes, fofocas, arrogância, falta de humildade, fingimento, discriminação, exclusão,  onde haja  alguém que impede você de falar  em público porque você  fala bem, ou porque você estudou mais do essa pessoa?

        Isso é o cúmulo do absurdo! Justamente no lugar onde esperamos que todos sejam o exemplo de autênticos seguidores de Cristo. Cristãos que praticam o amor sincero desinteressado acompanhado de correção fraterna como Jesus nos mostrou.

        Caríssimos. Que o Evangelho de hoje nos conduza a uma profunda mudança de nossa conduta cristã. Que nos transforme no sentido de tentar a cada dia ser mais autênticos imitadores do Cristo, amando-nos mutuamente cada vez mais parecido com o amor que Ele nos amou.

       

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Jesus é a luz do mundo. Não fique nas trevas da ignorância (Jo 12,44-50) (28/04/2010)

        No evangelho de hoje João nos diz, acolher Jesus  é acolher  a luz que vem de Deus. Pois Ele é a luz do mundo, e quem crer nele não permanece nas trevas, mas terá a luz da vida; É ter vida que vem do próprio Deus.

        Crer em Jesus é crer em Deus Pai; Ele só fala o que o Pai lhe mandou e ordenou que dissesse ou fizesse: Eu não tenho falado em meu próprio nome, mas o Pai, que me enviou, é quem me ordena o que devo dizer e anunciar .Estamos diante de uma verdade inegável. " Eu e o Pai somos um".

        A partir desta expressão concluímos que entre Jesus e o Pai que O enviou há tal comunhão de vida, palavra e juízos, ouvir e ser julgado por um é ver, ouvir e ser julgado pelo outro.

        Para Jesus, no Evangelho que João nos apresenta, vida significa luz. Pois para Ele, vida e luz, são duas palavras que reclamam uma pela outra na sua própria pessoa. Jesus é a luz e a vida do mundo.  João faz crer em alguma revelação do próprio Divino Mestre "e a vida era a luz dos homens". A vida é o mesmo que a luz. Ele é a luz dos homens, e assim Ele é a vida dos homens, dos quais é luz.

        Queridos, podemos entender trevas também e principalmente  quanto a  nossa ignorância da palavra de Deus,penso e acredito que a ignorância  da palavra do Senhor é a própria condenação.Eu mesma vivi muito tempo nas trevas, isso quer dizer sem Jesus,as vezes  me pergunto, "como pude viver tanto nas trevas ,sem Jesus"sem conhecer de fato Jesus,sem experimentar de fato essa luz que nos conforta o coração, essa luz que nos dá esperança a cada dia,quando pensamos em desistir de nossas lutas e sonhos.Luz que a cada me renova e me faz uma nova mulher a cada dia.

        Meu irmão ,minha irmã,não fique nas trevas da ignorância,abra seu coração,olhe para cima e peça...peça...à Jesus a luz,verás coisas que antes lhe pareciam ocultas.

        Quero chamar a sua atenção meu irmão minha irmã. Nas palavras de Jesus: As palavras que eu tenho dito serão o juiz dessa pessoa no último dia, nos hão de julgar. O julgamento não será feito por Jesus, mas sim pela própria acolhida ou rejeição de suas palavras.

        Aproximemo-nos acolhamos e sejamos dóceis a elas saiba que a participação ou não na vida eterna é opção minha e sua. Deus conta com a minha e sua adesão na fé e com o nosso dom de amor a serviço da vida, a qual, assumida em Deus, é eterna. Quanto mais entramos em comunhão de vida, palavra e critérios com Jesus e o seu Reino, mais compreenderemos a a expressão: Ver Jesus é ver o Pai e preparados estaremos para a nossa união indivisível com Cristo no Pai e no Espírito Santo.

        Pai santo, que enviaste o teu Filho ao mundo, não para o condenar, mas para o salvar, faz com que eu, carregado de misérias, jamais perca a confiança, e me afaste de Ti, triste e desanimado. Infunde o teu Espírito no mais íntimo de mim mesmo para que, iluminado pela tua luz, ganhe força e coragem para retomar o caminho.

        As tuas palavras, por vezes, são duras. Mas sei que, com elas, apenas queres recuperar-me e salvar-me, dar-me ajuda para que não perca a vida eterna que me preparaste. Sei que és benevolente, mesmo quando te mostras severo. Por isso, imprime no meu coração as palavras do teu Filho para que possa saborear hoje, amanhã e sempre, a tua salvação.

       

Amém.

Abraço carinhoso.

Maria Regina

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Jesus, ensina-me a servir (Jo 13,16-20) (29/04/2010)

        Jesus nos fala hoje da humildade, e faz isso logo após ter dado um dos maiores exemplos de humildade, lavar os pés de seus discípulos, um gesto que demonstra a todos um ato de amor. E Jesus sempre pediu de seus seguidores, de seus discípulos que exercitassem a humildade, ser humilde em qualquer circunstancia da vida, em qualquer lugar. O exercício da humildade deve ser diário, e podemos começar em nossa casa, dando esse exemplo ao próximo. Lembrando que Jesus diz que se pusermos em prática seus ensinamentos seremos felizes.  Não basta penas acreditar em Jesus, temos sim que acreditar e praticar, se não praticarmos seus ensinamentos de certa forma estamos traindo Jesus, e por isso Ele nos diz no evangelho de hoje se referindo a Judas: "Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar." ( Jo, 13, 18).

        Fazendo uma revisão do meu dia, quantas vezes eu levantei hoje meu calcanhar contra Jesus?  De repente me fazendo essa pergunta com freqüência, transformações em mim aconteçam, e eu coloque em prática os ensinamentos de Jesus, e assim ser realmente uma colaboradora na construção de uma sociedade mais justa, de um mundo melhor, onde vivamos em paz e livres. Na minha comunidade, eu sou servidor ou quero ser servido?  "... o servo, não está acima de seu senhor e o mensageiro não é maior do que aquele que enviou."  (Jo, 13, 196).   Diferente do que se pode pensar ou querer, todo aquele que se coloca a serviço da Igreja, da comunidade, está disposto e com humildade servir o próximo. Oos ministros, os leigos, catequistas, todos estão a serviço da Igreja de Deus, e não podemos dizer que um é mais importante que outro, ou querer se mais importante.

        Como servos de Deus, é o exemplo de Jesus que se fez servo, que devemos seguir. Como seus mensageiros, devemos ser cuidadosos, assumir a missão de anunciar a sua palavra, acolher e viver seus ensinamentos com muita responsabilidade. E devemos acolher, apoiar e receber bem os servidores de Cristo, de Deus. Jesus encerra o evangelho dizendo: "Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou".

 

Um abraço a todos.

 

Oremos: "Senhor Jesus, ensina-me a servir!" Que entre os seres humanos reine a igualdade e solidariedade, sem opressão.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



terça-feira, 27 de abril de 2010

Jesus, vida e luz do mundo (Jo 12,44-50) (28/04/2010)

        Jesus nos convida hoje, para ficarmos unidos a Ele, para acolhermos e ouvirmos sua palavra. São as suas ações, seus sinais, que nos revelam Deus. Aceitar e acolher Jesus é também aceitar a luz que vem que Deus. Jesus é a luz do mundo, a luz que devemos seguir e acreditar para não permanecermos nas trevas, mas sim ter a luz que da vida, que nos tira do pecado, da opressão. Recebemos a luz da vida aceitando as palavras de Jesus, recebendo, acolhendo os seus sacramentos e manifestando nossa fé no Pai e no Filho.

        Assim como Jesus nos diz que tudo o que ele falou e fez, não foi por Ele mesmo, mas sim o Pai que o ordenou. E nós como seguidores de Cristo, estamos sendo fieis a sua mensagem? Será que muitas vezes não interpretamos sua palavra de forma que venha me beneficiar? Jesus, no evangelho de hoje ainda nos diz que não veio para nos julgar, mas sim nos salvar. E julgamento de cada um depende da acolhida, da aceitação que teremos ou não das palavras de Cristo. A escolha de sermos participantes do Reino de Deus, de termos a vida eterna é nossa, Ele nos deixa livre para escolhermos o caminho que queremos seguir. Nós seremos os responsáveis pelo nosso julgamento.  Não é tão somente aderir, aceitar a mensagem de Jesus, mas aceitar e colocar em prática todos os seus ensinamentos. Vou contar uma estorinha, acredito que muitos já conhecem, mas nos ajudará:

        "Certa vez, numa sala de catequese, a catequista perguntou para as crianças: "Qual é a parte mais importante da Missa?" Um menino, que era bastante levado, respondeu: "É quando termina a Missa". Os colegas deram uma vaia nele, como quem diz: "Você assiste à Missa doido para que ela termine logo, hein?" A catequista interveio e lhe perguntou por quê. Ele se levantou e explicou com firmeza: "A parte mais importante da Missa é quando ela termina, porque aí começa a nossa Missa!" Esta foi a maior lição que os alunos receberam naquela aula de catequese. De nada adianta ouvir a Palavra de Deus e depois não praticar. Jesus só será a nossa luz, se acolhermos e praticarmos a sua palavra."

        O Pai, em sua infinita misericórdia espera por nós, para assumirmos nosso compromisso a serviço da vida, fazendo o bem, escolhendo a luz, a estarmos em comunhão com Ele e seu filho Jesus, e com fé e confiança, entregar-se totalmente a Ele, pois quem o vê e Nele acredita, vê e crê naquele que O enviou, no Pai. Olhando para Jesus reconhecemos Deus. Porque Jesus é Deus. Luz para o mundo, para nossa vida.

 

Oração

Pai, como discípulo da luz, quero deixar-me sempre guiar por teu Filho. Só, assim, as ciladas do demônio não prevalecerão sobre mim. Vem em meu auxílio!   

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Entregar-se a Jesus é confiar nele e saber que Ele é por nós (Jo 10,22-30) (27/04/2010)

        Estamos diante do diálogo de Jesus com os judeus. E é fácil perceber o conflito entre a sinagoga e as comunidades cristãs no tempo em que João escreve o seu Evangelho.

        O povo ignorante daquela época deseja saber se Jesus é o Messias, mesmo depois de Ele ter afirmado que o é. É o pecado, a não-aceitação do Reino de Deus que nos torna cegos para as coisas do alto. E é essa mesma cegueira que nos impede de recebermos alguma benção da parte de Jesus.  Nós cristãos, que cremos, muitas vezes fracassamos na fé, duvidamos do poder do amor de Jesus, vacilamos, nos desesperamos…  

        Aí nesta hora, temos que nos levantar - com as próprias pernas - e tentarmos dizer: Jesus, eis me aqui! Perdoa-me por ser fraco no pecado, mas com a tua fortaleza podemos nos reencontrar e luta vem Jesus, Não me deixe sozinho… Derrame seu espírito sobre mim.

        Percebemos no evangelho de hoje a agressividade dos adversários de Jesus estava já se tornando perigosa e se manifestava ameaçadora quando Jesus falou abertamente sobre sua identidade, ser o Filho de Deus. Sobretudo quando diz: "Quando tiverdes elevado o Filho do Homem então sabereis que EU SOU" (Jo 8,28). "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu Dia. Ele o viu e encheu-se de alegria" "Antes que Abraão nascesse EU SOU" (v. 56 e 56) e finalmente:       "Eu e o Pai somos um". Esta última afirmação foi a que procurou mais irritação com a ameaça de O querem matar.Esses não são as ovelhas de Jesus...Não escutam sua voz!

        Jesus nos diz que Ele é o messias, é o enviado do Pai, e que ninguém arrancará as ovelhas das mãos do Pai. Mas essas ovelhas são aquelas que escutam e seguem a voz de Deus. Nem todos somos ovelhas, como aqueles que vieram questionar Jesus sobre o fato de Ele ser ou não ser o Messias.Jesus nos diz hoje que as ovelhas conhecem a sua voz e o segue. Segue como? Fazendo sua VONTADE.Jesus é um personagem incômodo, ontem, hoje e sempre. A motivação desta incomodação é que Jesus fala, diz a verdade, e a verdade é exigente, interessa a vida e incide sobre o comportamento humano.    Verdadeiramente, Jesus traz muito incômodo nos nossos dias.

        Porque Ele nos traz a verdade, e isso exige a transformação de nosso ser,trocar o pagar do mal com o mal para pagar o mal com o bem, ou seja, aceitar ser humilhado; trocar o receber amor pela oferta do amor gratuito; trocar o divórcio pela manutenção da família e do casamento; honrar pai e mãe mesmo e em todas as circunstâncias; fechar a boca para não maldizer aquele vizinho, aquela pessoa que nos prova tanto a paciência ; falar menos e ouvir mais; Propagar O nome de Jesus… tudo isso incomoda muitos de nós, e todos nós quando damos aquela vacilada na fé.

        Devemos nos perguntar Somos ovelhas? Reconhecemos Jesus como o Filho do Altíssimo? Como misericordioso, com um amor imenso por nós? Acreditamos Nele e a Ele nos entregamos? Ou nos entregamos à cerveja, aos prazeres, ao terapeuta, aos vizinhos…?Nos entregamos a Tv, alguns passam horas a fio diante da tv, mas não encontram tempo para Jesus!OU para irem a Igreja,seja qual for sua religião...ela deve ser o caminho pelo qual  encontrarás o teu pastor, o teu verdadeiro pastor!  Nos entregar a Jesus é Confiar Nele e saber que Ele é por nós. Nos entregar a Jesus e buscar a Ele todo o tempo, com orações, cantos, amor aos irmãos, evangelizando e praticando, acima de tudo essa confiança em Jesus.

        Devemos pedir, agradece e dizer  todos os dias incansavelmente  à Jesus Cristo, tu és a porta da salvação, tu és o melhor pastor: não nos abandone, nem nos deixe sozinhos nesse mundo cheio de provações, de revolta, de doenças, de morte, de divórcio, de drogas e álcool, de falta de amor… Tende misericórdia de nós… Derrame sobre nós o teu santo espírito, limpa Jesus o nosso ser com o banho no seu amor, nos lave e nos purifique e seremos suas ovelhas, seguiremos sua vontade e colocaremos seu nome acima de todo nome. Jesus, eu confio em vós!

        Jesus provoca terremotos também hoje, nas pessoas e nos povos, enfrentando-se com as ideologias e o pensamento moderno, na sociedade com suas denúncias contra permissividade e relativismo, com seus fortes chamamentos a reconhecer a dignidade do homem, feito à imagem e semelhança de Deus e redimido por Jesus Cristo, Salvador e Redentor. É preciso que você e eu sejamos como João e anunciemos Jesus seja a que custo for. Pois Ele é o único que nos pode salvar.

        Pai, dá-me um coração de discípulo que se deixa guiar docilmente pelo Mestre Jesus, tornando-se, assim, apto para reconhecer sua condição de Messias de Deus.

       

Amém.

Abraço carinhoso.

Maria Regina

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



“Eu e o Pai somos um.” (Jo 10,22-30) (27/04/2010)

        Jesus estava em Jerusalém, era festa da Dedicação que celebrava a purificação do templo. E os judeus não perdem a oportunidade, de mais uma vez questionarem Jesus a respeito de sua identidade. Pois duvidavam que Ele fosse realmente o Messias. Para eles o Messias deveria ser do jeito que eles, os judeus, sempre imaginaram. Queriam e pediam de Jesus provas. Jesus diz aos judeus: "Já vo-lo disse, mas vós não acreditais" (Jo, 10, 25). A verdade, e que não acreditariam em Jesus, por mais sinais que Ele desse. "As obras que eu faço em nome de meu Pai, dão testemunho de mim."(Jo, 10, 25) Aquele povo não aceitava, não tinham interesse na mensagem de Jesus, na verdade do próprio Deus, como Jesus disse: "Não acreditais porque não sois das minhas ovelhas."(Jo, 10,26). Assim qualquer um que oprime, que explora, rejeita Jesus. E sempre questionará a respeito de sua divindade, e sua unidade com o Pai, para se justificar.

         "As minhas ovelhas conhecem minha voz, eu as conheço e elas me seguem." Assim como naquele tempo, Jesus hoje nos chama a conversão. Será que estou agindo corretamente com as pessoas com quem convivo diariamente¿ Será que todos os dias eu pelo menos tento afastar de mim aquele que sentimento ou atitude que pode levar a pecar¿. Só podemos entender o mistério de Deus em Cristo, se estivermos abertos a sua mensagem, se aderirmos fielmente ao seu projeto de vida plena e vida eterna para todos. E Jesus nos dá essa segurança, a certeza de que seremos salvos "Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perdão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão." (Jo, 10, 28). Poderíamos repetir essas palavras todos os dias, várias vezes. E nada temos a temer, pois estamos seguros, não duvidemos disso e teremos a salvação caminhando e seguindo o exemplo de Jesus, que foi obediente ao Pai até a morte, e assim nos revela o Pai. Como cristão, pertencemos a uma comunidade, e dela devemos participar, ser continuadores, colaboradores da missão de Cristo, sendo fermento, sal e luz, fazendo o bem e vivendo a nossa fé. Que cada um de nós saiba viver a liberdade, que foi dado pelo Pai em seu Filho Jesus, nem todos os caminhos que aparentam nos conduzir a salvação, são verdadeiros, e podem sim no levar a morte. A verdade é que Jesus é o filho de Deus. "Eu e o Pai somos um." No silêncio de nossas orações escutaremos a voz de nosso Pastor.

 

Oração

Pai, dá-me um coração de discípulo que se deixa guiar docilmente pelo Mestre Jesus, tornando-se, assim, apto para reconhecer sua condição de Messias de Deus.

 

Um abraço a todos.

   

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Deixa-te conduzir por Ele. Abre bem os ouvidos do seu coração e seja dócil ao seu chamado (Jo 10,1-10) (26/04/2010)

        Neste trecho do evangelho Jesus se apresenta como a porta das ovelhas. A Porta da segurança, a Porta que traz salvação para quem por ela passar. Mais adiante, no versículo onze, Jesus dirá: "Eu sou o Bom Pastor, aquele que dá a vida por suas ovelhas".O pastor e o seu rebanho era uma realidade muito comum na vida do povo, no tempo de Jesus.

        O que esse relato nos mostra é a intimidade, o afeto entre o pastor e as ovelhas. Percebemos que existe entre eles um amor e uma confiança muito grande. Jesus vai dizer que as ovelhas não seguem um estranho. Jesus afirma que ele é a porta. É ele que decide quem deve ter acesso às ovelhas e quem deve ficar longe do rebanho.

        Por essa porta só o verdadeiro pastor pode passar, diz Jesus. O pastor autêntico deve ter os mesmos sentimentos e atitudes em relação às ovelhas. Deve amá-las e estar disposto a dar sua própria vida para salvá-las, assim como ele fez.As ovelhas seguem somente o seu pastor, porque conhecem a sua voz e reconhecem seus passos. Conhecer, na Bíblia, tem um significado muito profundo, conhecer significa amar. Quem conhece de verdade, ama, pois quem não ama o próximo, ainda não o reconheceu como irmão.

        Jesus deixa bem clara a diferença entre o bom e o falso pastor. Este último, vem só para roubar, destruir e matar. Por isso é comparado ao ladrão. O Bom Pastor preocupa-se com a vida; vem para que todos tenham vida plena e em abundância.O pastor é o líder. Todos nós, seja no trabalho, na família ou na comunidade, sempre exercemos algum cargo de liderança. É importante rever nosso comportamento como líderes. Na parábola do bom pastor, Jesus nos alerta sobre como viver as relações de liderança. O líder não pode ser autoritário.

        Quando a liderança deixa de ser serviço para tornar-se poder, ela oprime e destrói. Quando exercemos um cargo de liderança, sobretudo nas funções públicas e na comunidade, precisamos estar próximos das pessoas, precisamos conhecer suas necessidades, compreendê-las, amá-las e partilhar com elas a vida.

        As ovelhas conhecem a voz do seu pastor, confiam e deixam-se levar. Sabem que, se for necessário, o pastor as carregará sobre seus ombros. Em segurança serão conduzidas para verdes pastagens e água abundante.O Bom Pastor não é reconhecido por falar manso e de forma poética, Ele é reconhecido pelas verdades que diz; palavras nem sempre doces, mas verdadeiras.

         "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", diz ele (Jo 14,6). Se ele é a verdade, os que estavam na verdade estavam com ele. Os que vieram fora dele, pelo contrário, são ladrões e salteadores porque só vieram para pilhar e fazer morrer. "A esses, as ovelhas não escutaram".

         "Em verdade vos declaro: Eu sou a porta das ovelhas." Jesus acaba de abrir a porta que nos estava fechada por causa do nosso pecado. Ele mesmo é essa porta. Deixa-te conduzir por Ele. Abre bem os ouvidos do seu coração e seja dócel ao seu chamado. Diga sim a ele. Reconheça-o como o seu tudo e terá a vida eterna.

Amém.

Abraço carinhoso.

 

Maria Regina

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



És Tu mesmo o Messias? (Jo 10,22-30) (27/04/2010)

        Os judeus estavam em dúvida e queriam ter certeza de que era realmente Jesus O Messias de que o povo estava falando. E perguntaram: Se tu és o Messias, dize-nos abertamente. A resposta de Jesus não podia ter sido outra. Foi o mesmo que dizer: Vejam os meus prodígios! Vejam o que estou fazendo, se eu não fosse o Messias estaria fazendo tantos milagres?

        Toda a ação de Jesus era baseada nas profecias messiânicas a sua demonstração de poder comprovava sua identidade. Porém, alguns ficavam em dúvida. Será que é Ele mesmo?

        Jesus foi O Verbo se fez carne para tornar-nos participantes da natureza divina: Pois esta é a razão pela qual o Verbo se fez homem, e o Filho de Deus, Filho do homem: é para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo, assim, a filiação divina, se torne filho de Deus.

        Jesus anunciou em sua pregação o Juízo do último Dia. Então será revelada a conduta de cada um e o segredo dos corações. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus. A atitude em relação ao próximo revelará o acolhimento ou a recusa da graça e do amor divino Jesus dirá no último Dia: "Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes" (Mt 25,40).

        Jesus Cristo é Senhor da Vida Eterna. O pleno direito de julgar definitivamente as obras e os corações dos homens pertence a Ele enquanto Redentor do mundo. Ele adquiriu este direito ao passar pela morte de Cruz. O Pai entregou "todo o julgamento ao Filho" (Jo 5,22). Ora, o Filho não veio para julgar, mas para salvar e para dar a vida que está nele. É pela recusa da graça nesta vida que cada um já se julga a si mesmo recebe de acordo com suas obras e pode até condenar-se para a eternidade ao recusar o Espírito de amor. Sendo assim, na verdade Jesus não condena. Nós é que nos condenamos.

        É por isso que devemos tomar muito cuidado com a nossa atitude diante dos chamados de Deus. Recusar o Seu convite de adesão ao seu Plano de Amor é o mesmo que dizer: Eu não creio em Você! E quem faz isso é porque está sob o domínio daquele que ficou conhecido pelo nome de príncipe das trevas.

        Recusar o chamado de Jesus é o mesmo que se candidatar a condenação.

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Jesus, a porta para nossa salvação (Jo 10,1-10) (26/04/2010)

        "Em verdade, em verdade eu vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltante, mas as ovelhas não o escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem." (Jo, 10,7). Quando Jesus contou esta parábola, ele estava em mais um conflito com os fariseus por ter curado um cego, e mais uma vez sua ação é rejeitada e condenada pelos fariseus. Então Jesus conta a parábola do bom pastor, e do ladrão. Mesmo não sendo compreendido, Jesus diz que Ele é a porta por onde as ovelhas deverão entrar para serem salvas. E ao entrarem pela porta as ovelhas terão liberdade, estarão livres da opressão, da escravidão, da alienação, da dominação. E o bom pastor estará na porta para não permitir que nenhum ladrão, ou bandido entrem, porque eles "só vêem para roubar, matar, e destruir." (Jo, 10,10). Jesus é a porta pela qual todos devem passar, para que assim tenham vida, e vida em abundância.

        Jesus nos esclarece com a parábola de hoje, a diferença entre o bom pastor e o falso pastor. Ele é porta, o caminho que devemos seguir, é a sua voz que devemos ouvir, nos deixar guiar por ela, reconhecendo a sua voz seguiremos sempre o caminho que nos conduzirá a salvação, a libertação de todo mal e de todo pecado. Ele é o Bom Pastor, se preocupa conosco, e sabemos que sempre poderemos contar com Ele, como diz a letra de uma música: "Sou Bom Pastor, ovelhas guardarei. Não tenho outro ofício, nem terei. Quantas vidas Eu tiver, Eu lhes darei!" Quando Jesus diz a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?"..."Apascenta as minhas ovelhas". (Jo, 21, 16). Jesus mostra o desejo, de que nossos pastores, nossas lideranças tenham amor por Ele, e assim possam ter o compromisso, amar e cuidar das ovelhas que foram a eles confiadas, para que nenhuma delas se perca. Por isso é importante que os pastores as lideranças de comunidades, estejam sempre perto, partilhando, ouvindo as pessoas, para que sintam amadas, seguras, apoiadas e não ouçam a voz de um falso pastor. Devemos ter cuidado com aquele que quer apenas roubar as ovelhas, para destruí-las e matá-las. E nós devemos ter cuidado, atenção, e não ouvir o falso pastor. É sempre bom ler, conhecer a Bíblia, reconhecer em Cristo, o nosso salvador, e com Ele nos alegrarmos. A Ele sim devemos escutar e seguir. Ele nos dará a vida eterna, é a Cristo que devemos dar o nosso sim.

       

Oração

Pai torna-me um discípulo dócil de Jesus, o verdadeiro pastor que arriscou a própria vida para me salvar. Somente ele poderá conduzir-me para ti e contigo viver eternamente.

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Esta palavra é de esperança (Jo 14,1-6) (30/04/2010)

        Sabemos que neste mundo sofreremos muitas perseguições, tribulações, sofrimentos, todavia, Jesus vem nos confortar, vem e nos diz que Ele mesmo nos preparará uma casa e que sejamos firmes.

        O mundo quer nos tirar a alegria, a esperança e a fé; nos enganamos facilmente e nos entregamos às ilusões, às paixões passageiras, perdemos o foco muitas vezes do que realmente nos é essencial; mas, Jesus hoje quer que você renove suas esperanças. Buscamos a todo momento estar em intimidade com Deus, pedimos tanto para sermos instrumentos, que consigamos ouvir a voz do Pai; mas isto só é possível de uma maneira: em Cristo.

        Pare de se iludir e de procurar desculpas, subterfúgios, justificativas. Você sabe onde está errando, você sabe que este não é o caminho, não existem outros caminhos para se chegar a Deus, só existe um. Não existem outras verdades, não existem outros ensinamentos, só existe um. Não existe vida fora de Deus, vida plena só existe uma.

        Cristo é a resposta à todas suas perguntas. Toda nossa vida, toda nossa felicidade, toda nossa esperança tem um nome e este você já conhece: Jesus. Pare de procurar em outros cantos, em outras verdades, em outros caminhos, porque nenhum deles é capaz de te dá a vida eterna. Somente Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

 

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com