Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de abril de 2010

“Vós deveis nascer do alto” (Jo 3,7-15) (13/04/2010)

        Hoje continuamos com o diálogo entre Jesus e Nicodemos. Como podemos lembrar no evangelho de ontem, Nicodemos procura Jesus a noite, como alguém que não quisesse ser visto, talvez pela sua condição de chefe religioso ou quem sabe por medo de ser perseguido. Nós sabemos que Nicodemos é um mestre da lei, e ouve os ensinamentos de Jesus, ele quer saber como se nasce de novo, como nascer do alto, nascer do Espírito. Ouvindo Jesus, Nicodemos percebe que terá que optar, fazer uma escolha. Renunciar toda a sua vida como chefe da lei, e seguir a Cristo, fazer parte da comunidade cristã, ter uma vida nova, se despojar de todas suas riquezas, conforto, facilidades e viver na pobreza, se entregar e confiar unicamente em Deus. Nascer de novo para ser discípulo de Jesus, ser um novo homem, é assumir que acredita em Jesus e em seus ensinamentos, diferente da incredulidade de seus companheiros da sinagoga.  A vida nova que Jesus propõe, é uma vida na graça de Deus, é viver segundo o Espírito, é acreditar em Jesus Cristo, no verbo feito carne, acreditar na sua morte e ressurreição, acreditar que Jesus é o filho de Deus, acreditar na Santíssima Trindade.

        Para continuarmos firmes em nossa caminhada, para sermos discípulos de Jesus, devemos nos transformar, assumir e viver o projeto de Jesus, de solidariedade, de perdão, de amor, de Justiça, de vida. Ser um novo homem, uma nova mulher, viver o nosso batismo, participar da vida de nossas comunidades. E como disse Jesus a Nicodemos, "o vento sopra a onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabe de onde vem nem para vai." Sermos como  o vento.

        Jesus não se dirige hoje, somente a Nicodemos, mas a todos nós, devemos acordar, somos batizados, recebemos os dons do Espírito Santos, e o que estamos fazendo com os dons que recebemos, guardo-os só para mim¿ Será que eu não poderia  fazer algo pela minha comunidade¿ Pelo meu próximo¿ É o comodismo que não me deixar reagir¿ Eu acredito, que nenhum de nós está aqui, por acaso. Estamos vivos, e vivamos para o bem comum, fazendo o bem. Deus nos deu a vida, e nos dará forças para superarmos as críticas, as contrariedades que possam surgir durante a caminhada.

 

Oração

Pai, lança-me, cada dia, na aventura do Espírito, que me tira do comodismo e do abatimento e me faz superar meus próprios limites.

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário