Pesquisar neste blog

sábado, 10 de abril de 2010

A terceira aparição de Cristo (Jo 21,1-14) (09/04/2010)

        O evangelho de hoje nos fala da terceira aparição de Cristo aos seus discípulos. Jesus se manifesta a eles no mar de Tiberíades, é o mesmo mar da Galiléia, o lago de Genesaré, local também onde Jesus disse a Maria que os encontraria. E lá estavam, Simão Pedro, Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos de Jesus. E quando Pedro diz:

         "Vou pescar", é como se ele estivesse desolado, desanimado, tentando voltar a vida que tinha antes de conhecer Jesus, vida de pescador. Podemos observar que Pedro não chama seus companheiros, eles que se dispõem a acompanhá-lo, e dizem: "Também vamos contigo". Esse relato lembra muito a pesca milagrosa. Nessa noite também eles não pescaram nada.

        E já era de manhã, e Jesus estava de pé na margem do mar, e os discípulos não reconhecem Jesus, apesar do amor que tinham por Jesus, estavam sofrendo, e não tinham motivação para dar continuidade a missão que Cristo lhes tinha confiado.

        E mais uma vez Jesus aparece para devolver a eles a coragem e a fé. E Jesus diz a eles: "Lançai a rede à direita da barca e achareis". E como da primeira vez, o milagre acontece e pegaram uma grande quantidade de peixes, que não conseguiam puxar a rede. E João diz a Pedro: "É o Senhor!" João o discípulo amado reconhece Jesus.

        E Pedro, que parece ter feito muita coisa sem pensar, foi o único que se vestiu e se jogou no mar para ir ao encontro de Jesus. Nada perguntaram, mas tinham a fé e a certeza de que aquele homem era Jesus. 

        E mais uma vez Jesus partilha o pão e o peixe entre eles, e nos convida também a participarmos dessa partilha, e não podemos esquecer que já pedimos a Ele: Fica conosco!

        Jesus convida-os a comer do pão e do peixe que Ele lhes preparou sobre as brasas, assim como dos peixes que acabam de pescar.

        A todos nós diz Jesus neste dia da Páscoa: "Lançai a rede", isto é, "estai a serviço da minha missão redentora entre os vossos irmãos, os homens". Para esta missão nos remete à Eucaristia que continuamente celebramos em nossas comunidades.

        Jesus nos dá missão, mas assim como discípulos do evangelho, nós precisamos de sua presença, e a encontramos em sua  Palavra, nos momentos de oração,em silêncio assim..poderemos  ouvir  sua voz e o que Ele tem a nos dizer, e como Pedro não nos importar com possíveis "loucuras" que venhamos a cometer.

        Afinal estamos indo em busca Dele, e sendo obedientes a Ele, assim nossa missão será por Ele agraciada. Eu acredito que com os evangelhos dessa semana aprendemos, o quanto precisamos de Cristo, para nos orientar, nos fortalecer, para com alegria que vem Dele, seguirmos nossa caminhada, cumprir nossa missão.

        Missão de transformar o mundo, a sociedade, nos tornando pessoas melhores, mais amáveis, que procuram sempre fazer o bem, e amando uns aos outros, e principalmente que sem Ele nada faremos.Peçamos a Deus:

        "Pai, que a presença do Ressuscitado reforce a comunhão com meus irmãos e minhas irmãs de fé, a fim de podermos atrair para ele muitas outras pessoas de boa vontade."

 

Abraço carinhoso

 

Maria Regina Silva

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário: