Pesquisar neste blog

sábado, 24 de abril de 2010

A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,60-69) (24/04/2010)

        No evangelho de  hoje Jesus nos dá um ensinamento de como não racionalizar as coisas sobrenaturais. A idéia de que eles teriam que comer a carne e beber o sangue de Jesus escandalizava a muitos dos discípulos, justamente porque eles procuravam entender com a mente aquilo que só o Espírito poderia fazê-lo.

        Nós nos escandalizamos com os mistérios de Deus porque a nossa fé é muito pequena e não compreendemos que as palavras de Jesus são espírito e verdade.

        Jesus foi firme diante dos questionamentos dos judeus e até dos próprios discípulos sobre as "palavras duras de comer o seu corpo e o seu sangue." Diante da evasão de alguns, Ele deu um ultimato aos Seus seguidores: "Vós também vos quereis ir embora?"

        É muito interessante a reação de Jesus diante do abandono da maioria dos seus discípulos. Ele não arreda pé, mas com toda calma até convida os Doze para saírem, se não podem aceitar a sua palavra. Jesus não se preocupa com números – mas com a fidelidade ao Pai.

        Talvez até fique sozinho, mas não vai diluir em nada as exigências do seguimento da vontade do Pai. Um exemplo importante para nós, pois muitas vezes caímos na tentação de julgar o êxito pelos números! Igrejas cheias indicam sucesso! Mas nem sempre é assim – é mais importante ser coerente com o Evangelho, custe o que custar.

        Mas devemos cuidar de não interpretar erradamente as palavras de Jesus quando diz: "É o Espírito que vivifica, a carne para nada serve".

        Às vezes usa-se essa frase para justificar uma religião dualista, onde tudo que é "espírito" é bom e tudo que é material é do mal! Aqui João não distingue duas partes do ser humano, mas duas maneiras de viver! A carne é a pessoa humana entregue a si mesma, incapaz de entender o sentido profundo das palavras e dos sinais de Jesus; o espírito é a força que ilumina as pessoas e abre os seus olhos para que possam entender a Palavra de Deus que se pronuncia em Jesus.

        Diante do desafio de Jesus, Pedro resume a visão dos que percebem em Jesus algo mais do que um mero pregador. A quem iremos?

        Pois só Jesus tem as palavras de vida eterna! Declaração atual, pois é moda na nossa sociedade – até entre muitos católicos praticantes – de correr atrás de tudo que é novidade: supostas aparições, esoterismo, religiões orientais, gnosticismo, escritos apócrifos e tantas outras propostas, às vezes até sem cabimento, enquanto se ignora a Palavra de Deus nas Escrituras.

        O texto de hoje nos convida a nos examinarmos, a verificarmos se estamos realmente buscando a verdade onde ela se encontra, ou se a deixamos de lado, achando – como a multidão no texto – que o seguimento de Jesus "é duro demais"! No meio de tantas propostas de vida, estamos convidados a reencontrarmos a fonte da verdadeira felicidade e da verdadeira vida, fazendo nossa a experiência de Pedro, que descobriu que Jesus "tem palavras de vida eterna". E então, com ele, clamarmos: A QUEM IREMOS SENHOR? SÓ TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA

 

Amém.

Abraço carinhoso.

Maria Regina

mariareginasilvab@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



3 comentários: