Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

Caminhando para Emaús (Lc 24,13-35) (07/04/2010)

        Hoje vamos caminhar para Emáus, com Jesus e dois de seus discípulos. Estavam tão tristes que não reconheceram que Jesus se aproximou e caminhando com eles, perguntou: "O que ides conversando pelo caminho?" Pararam entristecidos e um deles, chamado Cléofas, respondeu: "Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?" E Jesus escuta o que eles têm a dizer. Conversam sobre o que acontecera com Jesus, e falaram de suas expectativas, achavam que Ele fosse libertar Israel, do Império romano, e que os sumos sacerdotes o entregaram para ser condenado a morte, e Ele foi crucificado. Falaram também que algumas mulheres do grupo disseram que foram ao túmulo de madrugada, e o corpo dele não estava lá, mas anjos disseram que Ele estava vivo. Mas ninguém o tinha visto.

        Após ouvi-los Jesus diz: "Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!" (Lc 24,25). Nesse momento então são os discípulos que ouvem Jesus, que pelas escrituras revela as passagens que falava a Seu respeito. Quando Jesus faz de conta que vai embora, eles dizem: "Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!" A verdade é que mesmo não tendo ainda reconhecido Jesus, os discípulos ao ouvir aquele peregrino, voltaram a sentir a mesma alegria, a esperança que sentiam quando ouviam Jesus, e seus corações ardiam. Porém, como se seus olhos se abrissem, eles reconhecem Jesus, quando a mesa, Ele toma o pão, abençoa-o, parte-o e partilha. E em seguida eles voltam a Jerusalém, para levar a todos a boa notícia: Jesus Ressuscitou.

        Quando estamos nos sentido, só, triste, sem esperança, como se a vida não tivesse mais sentido, e de repente alguém nos ouve, nos faz companhia, muitas vezes pedimos a pessoa, fica comigo, é tão bom conversar contigo, estou mais leve. De nada adianta fugir dos problemas, às vezes se mudarmos o caminho e retornarmos é que reencontraremos a alegria, e esperança. Em que momento de minha vida, peço para Jesus ficar comigo? Só quando estou triste? E quando estou alegre? Tenho coragem suficiente para anunciar a mensagem de Cristo a todos?

        Façamos também, esse convite a Jesus: Fica conosco, precisamos de tua palavra de vida, de esperança, de alegria. Fica e caminha conosco, para não desanimarmos. Em nossa caminhada, ouçamos Jesus que se aproxima, e nos revela sua boa nova, e assim aprendamos a agir como Ele. Jesus não nos deixará solitários em nossa caminhada.

 

Oração

Pai, não permitas que eu caia na tentação de viver distante de meus irmãos e irmãs de fé, pois o Senhor Ressuscitado nos quer todos reunidos em seu nome.

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário