Pesquisar neste blog

sábado, 27 de março de 2010

Um só morre pela nação inteira (Jo 11,45-56) (27/03/2010)

        A ressurreição de Lázaro é o sétimo sinal que Jesus realiza. Muitos dos judeus acreditaram Nele e outros contaram aos fariseus o que Jesus havia realizado. E mais uma vez os que seguiam Jesus tiveram que optar, acreditar ou não acredita Nele, acolher ou rejeitar sua ação que devolve a vida e vence a morte. A ressurreição de Lázaro foi a "gota d'água", para que a morte de Jesus fosse decretada. Teriam que fazer alguma coisa, os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o conselho e decidem pela morte de Jesus, o argumento que usaram não era verdadeiro, a blasfêmia, por Jesus dizer ser Ele o Filho de Deus. Mas a verdade é que Jesus fora condenado a morte, porque incomodava os chefes da lei, a elite, os fariseus, ou seja, os poderosos da época. Jesus fazia o bem a todos, e não podiam mais permitir que ele continuasse com sua ação libertadora, de bondade e de vida.

        Na realidade o medo de que todos acreditassem Nele, foi maior e mais forte, se não parassem Jesus, os fariseus perderiam o controle sobre o povo, que era por eles oprimido. Tiveram medo de perde o poder, os privilégios, as riquezas que eram guardadas no Templo "...virão os romanos e destruirão nosso lugar santo e a nossa nação" (João 11,48). E Caifás mostra a solução: "Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?"(João 11, 50). Foi criada uma situação, em que o povo e a nação corriam risco, e Jesus morreria pela nação. Desde então Jesus deixou de andar nos meio dos judeus.

        Quantas vezes também por ciúmes ou inveja, julgamos ou tentamos denegrir a imagem de alguém que nos incomoda? Não podemos culpar ou condenar alguém por sua competência e capacidade. Devemos admitir que essa está mais preparada do que nós, que ele se empenha e é mais dedicada. Não é mais interessante se nos juntarmos a ela e somar forças? Enquanto isso, vamos correr atrás, tentar melhorar, crescer, buscar de mais conhecimento, sem ter que conviver com medo diário de perder o nosso lugar ou o nosso espaço. Essa é uma das lições que o evangelho nos dá hoje: "Não julguem e não serão julgados! Não condenem e não serão condenados!" Não podemos permitir que esses sentimentos ruins dominem nossos pensamentos, nosso coração, e não condenar alguém por fazer bem coisas que se quer tentamos fazer. É tempo de buscarmos e orarmos pela nossa transformação, conversão, para sermos felizes e procurar fazer sempre o bem.

 

Oração

"Pai, ajuda-me a compreender, sempre mais profundamente, o caminho para encontrar-me contigo, que Jesus nos ensinou. Livra-me, também, do apego aos esquemas já superados. Que eu seja profundamente grato a Jesus, cuja morte de cruz trouxe-me a salvação".

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário