Pesquisar neste blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

“Quem não está comigo, está contra mim”, disse Jesus. (Lc 11,14-23) (11/03/2010)

        Os maiores acusadores de Jesus eram os escribas e os fariseus. E neste evangelho Jesus expulsa um demônio que era mudo, que não permitia que o homem falasse. E quando o homem começou a falar todos ficaram admirados, mas alguns disseram que era por Belzebu que Jesus expulsava o demônio. E suspeitavam de Jesus, de sua ação libertadora, combatendo o mal, libertando a humanidade e o mundo da opressão.

        Em nossos dias é comum ouvirmos algumas pessoas dizerem que o demônio não existe, que é a força do pensamento, nosso pessimismo que faz com que ruins aconteçam em nossas vidas. Bem como, ouvimos também de outras pessoas que qualquer que acontece de errado é ação do demônio, às vezes dá impressão que valorizam demais, chega a incomodar. Em várias passagens dos evangelhos podemos observar e até confirmar a existência do demônio, porém, nos mesmos evangelhos Jesus manifesta seu poder e sua superioridade derrotando o demônio, libertando as pessoas, que sofriam opressão e alienação. Consideramos um espírito mau, tudo aquilo que nos oprime, nos aliena, que atrapalha nosso convívio social, comunitário, familiar, e principalmente aquele que rejeita a Boa nova de Cristo, que deseja o poder, que é egoísta, que deseja sempre ter mais que os outros. Então como pode Jesus com sua ação libertadora, expulsar um espírito mal em nome do demônio? Acusavam assim Jesus os fariseus porque se sentiam ameaçados por Ele. Era bom para os fariseus que o povo continuasse, surdo, cego, mudo, alienado e oprimido. Assim era muito mais fácil ter sempre o controle sobre tudo e todos. Estamos falando de acontecimentos da época de Jesus, mas atualmente a situação não é diferente.

        E Jesus nos alerta, para que estejamos sempre preparados e vigilantes, para fortalecermos nossa fé, estarmos constantemente em oração, com confiança entregar a Deus todos os dias nossas vidas, nossa família, nossa casa, nosso emprego, enfim, tudo o que temos e possuímos. Não permitindo assim que o mal se aproxime de nós e de nossos lares, e nos roube tudo. Devemos ficar vigilantes também, para estarmos sempre unidos a Cristo, lutando contra o espírito mal que separa, que divide, que causa desunião de uma comunidade, de uma família. Acolhamos a Palavra e a ação libertadora de Jesus, que manifesta a presença amorosa do Pai, no nosso meio, nos orientando a permanecermos unidos e com Jesus.

 

Oração
Pai, transforma-me em instrumento de teu amor misericordioso, a exemplo de Jesus. Por onde eu passar, possa ser testemunha de que teu Reino já chegou para nós. Coloca-me, cava vez mais, em sintonia com Jesus, para eu poder perceber o verdadeiro sentido do seu agir.

 

Um abraço a todos.

 

Mª Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário