Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

A PRIMEIRA MISSA e Judas, o traidor (Mt 26,14-25) (31/03/2010)

         O Evangelho de hoje nos relata dois fatos históricos de fundamental importância para a nossa fé.  Afigura do traidor Judas, e a última Ceia.

        Judas esperava em Jesus um libertador político do domínio romano na Palestina. Depois de constatar que o reino de Jesus não era mesmo deste mundo, revoltado, Judas decide entregar Jesus para o poder local.

        E no último jantar com os discípulos, Jesus já separa o traidor, apontando-o e ordenando-o sem medo, que faça o que tem de ser feito.

        Última Ceia -  O último jantar de Jesus com seus amigos, que hoje seria a última pizza, foi de grande importância, porque neste evento mais triste que alegre, Jesus, sabendo que estava chegando a sua hora, inventou: A missa, a Eucaristia, e o sacerdócio.

        A missa: Aquele jantar na verdade, foi a primeira missa a qual foi celebrada pelo próprio Jesus Cristo, o filho de Deus, e que é repetida todos os dias nos altares do mundo inteiro.

        A Eucaristia: Quando Jesus toma o pão, abençoa e afirma que aquilo é o seu corpo e entrega aos discípulos ordenando-os para que o comam, Ele está inventando a hóstia consagrada ou Eucaristia. Do mesmo modo, quando Ele  toma o cálice de vinho, abençoa-o e assegura que é o seu sangue que será derramado por nós, Jesus está instituindo a Eucaristia completa. O Corpo e o Sangue de  Cristo para alimento da nossa alma.

        Sacerdócio: Finalizando, Jesus, dá aos discípulos e aos seus continuadores, os padres, o poder de também transformar o pão e o vinho no corpo e no sangue de Cristo, quando Ele afirma: "Fazei isso em memória de mim"  Isto é, façam isso para celebrar a minha pessoa, par lembrar a minha pessoa.

        Hoje, quando participamos da Santa Missa, a última Ceia é repetida. Porque  é Cristo, usando a pessoa do padre, é que oferece o sacrifício ( a missa). Cada missa atualiza," re-apresenta" o sacrifício de Cristo e toda a sua vida. Por isso, a oração mais importante  que pode haver é a missa. É Cristo que se oferece ao Pai  e nós nos oferecemos com Ele.

        É por isso que a missa é um sacrifício. Porque ela torna presente o sacrifício de Cristo.  Por  sacrifício  entendemos: o oferecimento de uma vítima, que geralmente era um cordeiro, que era morto e consumido pelo fogo. Na missa, a vítima é Jesus, que é oferecido ( no ofertório). Jesus é vítima e sacerdote. O padre é apenas instrumento. Na missa Jesus não morre. A sua morte é atualizada na celebração, isto é, é mais do que  relembrada. O fato é tornado presente, Cristo na hóstia. Na missa, a vítima,(Cristo) é consumida (comida por nós na comunhão). É indispensável participar bem da missa. Acompanhando as orações e cantos, não me distraindo nem distraindo os outros, comungando (para isso é preciso estar preparado), e levando a missa para casa, para o trabalho, para a escola, etc.

        Quando o padre repete o que Jesus mandou na hora da consagração, a hóstia se torna Jesus vivo. Isso acontece porque Jesus disse. "Fazei e memória de mim"  " Eu sou o pão descido do céu. Quem comer deste pão  viverá eternamente...  

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna...   ... permanece em mim e eu nele"  ( Jo 6, 51.54.56).

"O que come a minha carne, e bebe  o meu sangue, tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.  Porque a minha carne é verdadeiramente  comida,  e o meu sangue é verdadeiramente bebida.  O que come a minha carne, e bebe o meu sangue, fica em mim e eu nele...   ...o que comer a mim viverá por mim...    (Jo 6,48.59) 

        Jesus disse ainda na última ceia:  "Isto é o meu corpo...  ...Este é o cálice do meu sangue"   Por isso é que cremos.  A hóstia consagrada é Jesus inteiro: corpo, sangue, alma e divindade.

         Quem não pode comungar? Que não está preparado. Quem cometeu um pecado grave e não confessou.

COMO FAZER UMA BOA COMUNHÃO:

        Em primeiro lugar, devemos confessar. Depois participar bem da missa. Após engolir a hóstia devemos ter uma atitude de recolhimento e oração em momento de grande concentração e respeito pois Jesus está dentro de nós. É a melhor hora para   pedir, pois Ele prometeu: "Quando estiver em mim e eu em ti, peça o que quiser  e eu te darei".

        Quantas vezes podemos comungar?  Quantas forem as missas que eu participar. Eu só preciso estar preparado, e estar  em jejum uma hora antes da comunhão.

        Na eucaristia Cristo está vivo e presente, portanto a eucaristia nos dá:

Alimento: que  nos fortalece para que possamos combater os nossos defeitos  e evitar as tentações.

Alegria:  A verdadeira felicidade de estar junto de Cristo. O sorriso sincero, otimismo gerado pela confiança em Deus.

União:  Amizade sincera. Pois não existe verdadeira união sem Cristo.

        Na eucaristia Jesus se dá a nós nas espécies de pão e de vinho. Na eucaristia Cristo está misteriosamente presente como alimento.  "O meu corpo é verdadeiramente comida" . Sem o alimento da eucaristia o cristão fica fraco, a atuação  do Espírito Santo nele é menor. Pela eucaristia podemos viver na amizade de Deus dentro de nós, na plenitude da graça, isto é,3 estamos em estado de graça., e na amizade com  Deus e com os irmãos. E protegidos de todos os perigos. Pois se Deus está comigo, quem     poderia contra mim?

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário