Pesquisar neste blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

José, guarda fiel dos mistérios da salvação (Mt 1,16.18-21.24) (19/03/2010)

        Maria estava prometida em casamento a José, e Maria fica grávida pela ação do Espírito Santo, antes do casamento. E quando José ficou sabendo da gravidez, para não denunciar Maria, José planeja abandoná-la em segredo. Não casaria com Maria, o filho não era seu. Era o fim do noivado. Enquanto pensava em tudo, em sonho anjo do Senhor aparece a José e diz: "José filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria com tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. (v. 20). José reconhece a inocência de Maria, e fez tudo como o anjo do Senhor havia lhe ordenado e recebeu Maria como sua esposa, e aceita ser o pai adotivo de Jesus.

        Ao aceitar Maria, José passa a colaborar com Projeto de Deus, participa do Mistério da Encarnação, e Jesus se torna descente de Davi. O povo judeu é representado por José. E cumpre-se a promessa de Deus que enviaria um Salvador , anunciado pelos profetas.

        Assim como Maria foi escolhida para ser a Mãe de Jesus, podemos dizer que José também foi escolhido. Era um homem justo, de fé, confiança, humilde e simples. Foi o guardião do Filho de Deus e de sua esposa, formou uma família, e cumpriu sua missão colaborando com o Plano de Deus. Jesus era conhecido como carpinteiro, o filho do carpinteiro. José ensinou a Jesus sua profissão, protegeu, cuido e criou o Filho de Deus.

        José é um exemplo de pai, um exemplo para todos nós de fidelidade, castidade, justiça, responsabilidade, fé e confiança. O Senhor lhe disse: "Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor" (Mt 25,21). Que a exemplo de José, possamos permitir a ação do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Nos comprometendo e colaborando com o Projeto de Deus. Aceitando com simplicidade e humildade tudo o que Deus reservou para nós, inclusive aquilo que achamos impossível de aceitar.

 

Um abraço a todos.

 

Oração a São José

Lembra-te de nós, bem-aventurado José, intercede pela tua oração junto do teu Filho adotivo; torna-nos também propícia a bem-aventurada Virgem, tua esposa, pois ela é a mãe daquele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos sem fim. Amém.

 

Mª Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário