Pesquisar neste blog

quarta-feira, 24 de março de 2010

Jesus, a luz do mundo, que veio do alto para nos libertar do pecado (Jo 8,31-42) (24/03/2010)

         Nos evangelhos desta semana, é uma seqüência de diálogos entre Jesus e os fariseus, e os judeus. Segunda-feira (João 8,12), Jesus diz aos fariseus: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida". Ontem Jesus diz a eles: "Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo." (João 8, 23). E hoje diz também: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." E mais uma vez Jesus não é compreendido e diz: "...todo aquele que comete pecado é escravo do pecado." Sermos livres do pecado, era a essa liberdade a que se referia Jesus.

        Jesus é a verdade que nos libertará, a verdade enviada pelo Pai, para todos os homens e mulheres. Jesus, é o Messias que veio para revelar o Pai, com os seus ensinamentos e suas mensagens. Ensinamentos que nos libertam do pecado, da opressão, da exclusão. E Mensagens de amor, de misericórdia, de vida. E quando aceitamos sua mensagem, quando decidimos realmente segui-Lo e imitá-Lo, deixaremos de ser escravos do pecado, permanecendo na casa do Pai.

        Será que sou verdadeiramente livre? Tenho algum sentimento,  fraqueza que me escraviza? Permito que a mentira, a maldade, a injustiça, o egoísmo, a ganância, o poder, a falta de união, me escravizem? Quando eu vou me deixar, e me permitir ser transformado pela verdade do Pai? Jesus veio para fiquemos unidos a Ele, para que acreditemos em Deus, para que ouçamos e pratiquemos sua Palavra, para fazermos a vontade do Pai, e não nos deixar enganar pelas facilidades e prazeres que o mundo hoje nos oferece e proporciona. Quando mudarmos de atitude, acolhermos e praticarmos a mensagem de Jesus, ai sim poderemos dizer que estamos livres, que nada nos aprisiona ou escraviza. Seremos verdadeiros missionários e colaboradores do projeto de Deus. Jesus é luz que nos livra das trevas do pecado, se não abandonarmos "as coisas" aqui de baixo, morreremos no pecado, mas se permanecermos em Sua palavra, ela nos libertará. Com atitudes amorosas e de solidariedade com o próximo, estaremos nos libertando de nós mesmos e de nossos interesses, e nos aproximando definitivamente da morada do Pai.

 

Oração
Pai, liberta-me por tua palavra de verdade que afasta o egoísmo do coração, e capacita-me a amar meu semelhante, como amor total, a exemplo de Jesus. Não permitas que eu me deixe enganar pela liberdade aparente, e sim, que eu conheça a verdade que me torna livre.

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário