Pesquisar neste blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

Jesus é o Filho de Deus, que o Pai consagrou (Jo 10,31-42) (26/03/2010)

        O evangelho hoje, já inicia com uma tensão muito grande: "os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus" (João 10, 31). Jesus lhes diz: que por ordem do Pai, tinha realizado coisas boas, então por qual dessas obras queriam apedrejá-lo. Os judeus disseram, que não era por causa das boas obras, mas porque Jesus blasfemava, sendo ele apenas um homem e se fazia passar por Deus. Na realidade, Jesus incomodava os fariseus, os mestres da lei, e eles estavam sempre tramando a sua morte, queriam prendê-lo, todas as tentativas foram frustradas, desta vez queriam matá-lo por  blasfêmia. Porém, ainda não foi dessa vez, ainda não era chegada a hora. Jesus então, foi para o outro lado do Jordão, onde João Batista tinha batizado. Ali reconhecem Jesus, o Messias que João havia anunciado, e acreditaram em Jesus. Ele voltou ao seu local de batismos para se fortalecer.

        Jesus ao longo de sua caminhada, esteve envolvido em vários conflitos com os fariseus, com os chefes das sinagogas e do Templo. Era considerado um subversivo por não respeitar o descanso no sábado, porque sua mensagem de amor e de vida, devolvia a dignidade aos oprimidos, aos excluídos. Por se aproximar e tocar leprosos, os pecadores. Seus ensinamentos abriam  os olhos e ouvidos dos que necessitavam se  libertar da alienação religiosa e opressora imposta pelos fariseus. Jesus não concordava e sempre denunciava, desmascarava os fariseus. E por isso Jesus era uma ameaçada que precisava ser eliminada. E quando Ele diz ser o Filho de Deus, tentam encontrar mais um motivo para eliminá-lo. Jesus não teve medo, Ele estava no Pai, e Pai estava Nele, Jesus continuou sua caminhada, e sempre buscava o Pai em oração, sabia que sua hora estava chegando. Os judeus não acolherem Jesus e sua mensagem de vida.

        A morte de Jesus aconteceria quando ele se entregasse, por isso muitas tentativas não deram certo. Assim também acontece em nossas vidas, o Pai não permitirá que nada nos aconteça, se não for o momento certo. Mesmo pensando que não temos mais como continuar, peçamos forças ao Pai em oração, confiemos Nele, Ele está sempre perto de nós, Ele é nossa fortaleza.

 

Oração:

"Pai, reforça minha fé em Jesus, em cujas palavras e ensinamentos tu te fazes presente na nossa história humana. Livra-me da dureza de coração, que não me deixa reconhecer a filiação divina de Jesus."

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário