Pesquisar neste blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

“Eu também não te condeno, podes ir e não peques mais” (Jo 8,1-11) (21/03/2010)

         Após ter ido ao Monte das Oliveiras, local onde com freqüência Jesus se retirava para ficar a noite oração e em sintonia com o Pai. Jesus volta para o tempo e começa a ensinar. Momento muito adequado para os fariseus levarem a Jesus uma mulher que flagrada em adultério. A Lei mandava que a mulher adultera fosse apedrejada. Os fariseus conhecedores da misericórdia, do amor de Jesus, imaginaram que provavelmente ele perdoaria a mulher adultera. Ai sim eles tinham como acusar Jesus de estar contra a Lei e a favor da pena de morte, a cilada era perfeita. A atitude de Jesus diante daquela situação foi de indiferença, começou a escrever no chão com o dedo. Por insistirem em interrogá-lo, Jesus levanta e diz: "Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra". E com toda sua calma Jesus volta a escrever no chão.

        Nenhum deles jogou pedras na pecadora, nem mesmo os fariseus e os mestres da lei esconderam naquele momento que eram pecadores, eles os principais acusadores daquela mulher, se reconheceram pecadores. E um a um, a começar pelos mais velhos se retiraram. Ficando apenas Jesus e a mulher. Jesus pergunta a mulher onde estavam todos, e ninguém a condenara? Jesus então diz: "Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais". Depois desse encontro com Cristo, aquela mulher teve sua vida transformada, e tornou-se em  uma das maiores seguidoras de Cristo. Esteve presente na crucifixão, no sepultamento de Cristo. Cristo apareceu primeiro a ela depois que ressuscitou. Era ela Maria Madalena, a mulher pecadora que teve seus pecados apagados por Deus, como as palavras que Cristo escreveu na areia. Nós também devemos ter esse encontro com Cristo, e ouvir Deus a promessa que fez a Isaías na primeira leitura de hoje: "Não lembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. Eis que eu farei coisas novas... acaso não as reconheceis?"

        Aprendemos hoje com Jesus, que eliminando o pecador, não estaremos acabando com o pecado; que um pecador não pode ser julgado e condenado por pecadores, e como pecadores também não podemos condenar e julgar ninguém. "Jesus condena o pecado, mas perdoa o pecador". O amor e a misericórdia de Deus nos devolvem a vida, a dignidade, e nos livra do pecado, assim temos uma nova oportunidade de recomeçarmos uma vida nova e transformada.

        

Oração
 "Ó Deus, que enviaste Jesus, teu Filho, para nos ensinar a tua justiça e o teu profundo amor aos pecadores e desprezados, dá-nos a graça de praticarmos sempre a compaixão e a misericórdia".

 

Um abraço a todos.

 

Mª Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário