Pesquisar neste blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

Bendito é Rei da paz, que vem nome do Senhor (Lc 19,28-40) (28/03/2010)

        Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, hoje celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e o início da Semana Santa. Jesus vai a Jerusalém com seus discípulos para celebrar a Páscoa. Jesus chega à Jerusalém montado em jumento (que simboliza a humildade), e também para mostrar a todos que Ele não era o Rei guerreiro que esperavam, mas o Rei dos pobres e da paz, e que servia o povo. Jesus foi recebido pela multidão com folhas de palmeiras nas mãos e aclamado, com gritos e alegria: "Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!" (Lucas 19:38) Os fariseus, ouvindo a multidão, a voz forte do povo, e como ela reagiu diante da presença de Jesus, pediram para que Ele repreendesse seus discípulos e Jesus respondeu: "...se eles calarem, as pedras gritarão." (Lucas 19:40). E os fariseus com inveja, dominados pelo medo de perder o poder, mais uma vez tramam a morte de Jesus e na naquela época  a mais humilhante, a morte de cruz.

        Essa mesma multidão que recebe Jesus com esperança, que estenderam suas roupas no caminho enquanto Jesus passava, que acreditaram que sendo Ele o Messias, os libertaria dos abusos religiosos, e da opressão que sofriam do império romano, alguns dias mais tarde, manipulados por esse mesmo sistema religioso, político e opressor, acusariam Jesus de impostor, pedem sua morte, levando-o a ser condenado à morte na cruz.

        Neste domingo, caminhando com Jesus, podemos refletir se realmente estamos seguindo o Cristo de evangelho de hoje,  que veio para libertar os pecadores, os pobres, os humildes, os excluídos, os marginalizados.  Não devemos esquecer que somos batizados, pertencemos a uma comunidade, somos membros da Igreja de Cristo, é por ele que devemos lutar, defendendo sempre a nossa fé e unidos a Cristo, caminhando para Deus. Não imitemos neste domingo com nossos gestos, o que aconteceu em Jerusalém,  mas acolhamos realmente Jesus como nosso Rei e Senhor: "Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!"

 

Oração

"Senhor, por favor me ajude a estar disposto a obedecer a suas instruções, mesmo quando eu não entender todos os detalhes ou a sua importância.  Obrigado pelo privilégio imenso você conceder a mim e aos meus irmãos e irmãs a ser participantes de sua missão. Amém."

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário