Pesquisar neste blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

Amar ao Senhor nosso Deus e ao próximo (Mc 12,28-34) (12/03/2010)

             Neste evangelho, temos a oportunidades de presenciar um dialogo harmonioso, sem conflitos entre Jesus e um fariseu. O fariseu pergunta a Jesus: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus responde: "O primeiro e este: (...) amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com  toda tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Todos nós cristãos sabemos e não é novidade para nós, que devemos adorar somente a Deus, não existe outro deus, e amá-lo com todo nosso ser, a cada instante e em todo lugar, sem medo, mas com confiança e certeza de que estamos próximos Dele, o amor a Deus é o único amor que não nos decepcionará.

        Amar a Deus e ao próximo, é o que verdadeiramente dá sentido a nossa vida religiosa, a nossa religião, ser cristão. Sem esses dois mandamentos de nada adianta cumprirmos com nossas obrigações religiosas. O que nos aproxima de Deus, é o amor incondicional a Ele, e amar ao próximo como a nós mesmos. Não estou me referindo em amar só nossos os amigos, parentes, as pessoas de quem já gostamos, isso é fácil, difícil mesmo é amarmos nossos inimigos, aquela pessoa que devemos perdoar, isso não é fácil. Mas é esse amor que Jesus nos ensina e que devemos viver de forma incondicional. Jesus amou os rejeitados, os excluídos, os oprimidos, os pecadores, as prostitutas, os leprosos, os que não eram amados, os seus inimigos. Devemos seguir esse exemplo de Cristo, de amor e misericórdia ao próximo. Se não amamos verdadeiramente o próximo, não podemos dizer que amamos a Deus. É duro ouvir isso, mas é a verdade. Em uma reunião da Coordenação Paroquial aqui da Santa Luzia, o  Padre falou que  Gandhi não via em nenhum cristão a obediência e o  seguimento do mandamento do amor, e citou uma frase de Gandhi que me marcou muito: "Mostre-me um cristão e eu serei um deles." Então cabe a nós provarmos que somos cristãos e que existe cristãos verdadeiros, vivendo o amor a Deus e ao próximo. E mostrar a todos que não acreditam, que somos cristãos de verdade. Nós temos exemplo de verdadeiros cristãos que viveram plenamente o amor a Deus e ao próximo, como Madre Tereza de Calcutá.

        Se quisermos ficar próximos do Reino de Deus, devemos amar nosso próximo como Jesus amou a todos nós, não existe amor maior do que dar a vida pelos outros. A oração nos ajudará a sermos obedientes aos mandamentos de Deus, deixando nossa coração mais tranqüilo, e aberto para acolher o próximo, e ao abandono total a Deus e ao seu amor, assim seremos verdadeiros cristãos seguidores de Cristo.

 

Oração
Espírito de equilíbrio, que eu encontre, no amor a Deus e ao próximo, o eixo de minha prática religiosa, sem desviar-me para o exagero nem para a lassidão. Conduze-me sempre pelo caminho do amor, o único que pode me levar até o Pai.

 

Um abraço a todos

 

Mª Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário