Pesquisar neste blog

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Transfiguração do Senhor, Jesus Manifesta sua glória (Lc 9,28-36) (28/02/10)

         O evangelho deste segundo domingo da quaresma nos chama a oração, a refletir sobre a nossa transformação, a verdadeira conversão do nosso coração, a busca de uma vida nova, a entregar nossa vida a Deus radicalmente. Jesus, hoje, nos é apresentado como o Filho amado do Pai, que caminha para a morte de cruz, para nossa libertação. E bem diferente do que todos esperavam, o projeto de libertação do Pai, Jesus não veio para triunfar, para dominar ou ser um rei poderoso, mas para entregar sua vida por amor. Como seguidores e imitadores de Cristo, também somos chamados a nos transformar, a sermos homens e mulheres novos. Acreditando em Jesus e na sua glória com certeza aceitamos que o amor transformará nossa vida.

        Jesus sempre que tinha que tomar uma decisão subia ao monte, para fazer suas orações, a noite, só e longe das multidões e assim estava mais próximo do Pai. Dessa vez, Jesus leva Pedro, Tiago e João. Jesus começa a rezar, e seu rosto se transforma, sua roupa fica branca e brilhante, e dois homens conversam com Jesus sobre sua morte que sofreria em Jerusalém. Eram eles, Moisés que representava as Leis que Jesus veio para aperfeiçoar, e Elias que representava todos os profetas, que anunciaram Jesus. Os discípulos ficam maravilhados com a visão que têm de Jesus conversando com Moisés e Elias. Ficaram tão felizes que desejaram não sair mais dali. De uma nuvem ouviram a mesma voz que ouviram no batismo de Jesus e disse: "Este é meu filho amado, o escolhido. Escutai o que ele diz!" Foi uma experiência tão forte, que os discípulos não comentaram com ninguém o que ali acontecera, dessa Jesus não pediu para que não falassem a ninguém. E exemplo de Maria, os discípulos guardaram tudo em seu coração e calaram-se. Eles presenciaram a manifestação da glória de Jesus.

        Aprendemos com a transfiguração de Jesus, que o caminho para gloria, é um caminho de sofrimento, de cruz, e muito trabalho. O caminho que como igreja temos que percorrer, para que ocorra a nossa transformação, a transformação do irmão e do mundo. E através da oração é possível conseguirmos também nossa transfiguração, que deverá ser de dentro para fora. Pela oração, ouçamos o que Cristo tem a nos dizer, e não podemos nos calar diante da Palavra de Deus, tenhamos coragem e esperança de mundo melhor, mais justo e mais fraterno. Como cristãos devemos caminhar na fé, ter sempre um diálogo intimo com Deus, aderir a sua vontade, para que possamos um dia ficar face a face com Cristo, e contemplar a sua glória.

 

Oração:

Ó Deus de toda luz, tu manifestaste tua glória no rosto transfigurado de teu Filho Jesus; faze que, assim transfigurados, possamos, nesta segunda semana da quaresma, escutar e praticar a Palavra de Cristo. Amém!

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário