Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tome a sua cruz, e siga-Me (Lc 9,22-25) (18/02/10)

         Jesus identifica-se hoje aos seus discípulos, como o Filho do Homem, em sua condição humana, terá que sofrer muito, não será aceito pelo lideres dos judeus, será rejeitado pelos doutores das leis, pelos sacerdotes, deverá ser morto e ressuscitará ao terceiro dia.  Jesus não aceita ser o messias, que todos esperavam, aquele que restauraria o reinado de Davi. E hoje ele esclarece isso. Ele veio para anunciar a libertação dos oprimidos, dos excluídos, e não para tomar o poder, ser um rei poderoso na terra. Jesus feito homem,  humano, estava sujeito ao sofrimento de morte na cruz. E diz também a todos que ali estavam: "Se alguém quer me seguir, renuncie a sim mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me."  Seguir Jesus, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é fácil. Muitos acreditam que a partir do momento em que se colocou a serviço da igreja, por pertencer a uma pastoral, seus problemas deixarão de existir como num passe de mágica, porque agora eu estou seguindo Jesus, estou ajudando a igreja. Logo se decepcionam, descobrem que não é bem assim. Devemos sim nos preparar para o sofrimento que virá, para suportar humilhações.  É preciso ser perseverante, aderir de forma incondicional a Jesus.

        "Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará."  Quem estiver disposto a seguir Jesus, deverá  viver como Ele, que viveu para o Pai e para os outros. Teremos que abrir mãos de projetos pessoais, e de nossos interesses, não ceder a tudo que for contrário ao amor de Cristo, onde a prioridade será o anuncio da boa nova que liberta, estar todos os dias a serviço de Deus e do irmão que precisa de nós. Será que estamos dispostos mesmo, a seguir Jesus? Tenho um coração desapegado e livre? Estamos dispostos a correr risco de vida por denunciar a opressão, a exclusão, a injustiça? Temos coragem suficiente? Será que sou verdadeiramente  seguidor de Cristo? Tenho consciência de que ainda há muito a transformar em minha vida? Cabe a nós permitir que as transformações divinas aconteçam em nossas vidas, para não desistimos no meio do caminho e entrar em comunhão  de vida com o próximo.

        Jesus não disse que seria fácil segui-Lo, pois anunciar a liberdade, o projeto de Deus, a igualdade, a paz, a justiça e  vida para todos,  com certeza despertará a raiva dos poderosos, dos opressores. Então, tenhamos coragem, disposição. Deus é bom, e estará sempre ao nosso lado, nos dando alívio, consolo e força necessária para carregarmos nossa cruz e concluir nossa caminhada. "Ser para o outro é viver em comunhão com Jesus, no próximo, encontrando sua vida inserida na eternidade de Deus."

 

Oração:
 "Senhor Deus, transforma-nos em seguidores fieis de Jesus, que saibamos carregar nossa própria cruz, mesmo devendo suportar humilhações e sofrimentos.  Dá-me a firme disposição de renunciar a todos os meus projetos pessoais, para abraçar unicamente o projeto de Jesus, mesmo devendo passar por sofrimentos."

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário