Pesquisar neste blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sejamos puros de coração! (Mc 7,14-23) (10/02/10)

        "Escutai todos e compreendeis: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior." Com essas palavras Jesus ensina e deseja que o povo entenda a grande importância do que ele vai dizer. Diferente do que os fariseus pensavam, que se tornariam impuros pelo toque nas pessoas e em objetos, Jesus mostra que nada fora do homem pode torná-lo impuro, como os alimentos, o corpo, as coisas externas. Mas, sim o que sai do coração. Os escribas e os fariseus, preocupados em manter as aparências e enganar, não percebiam a causa da verdadeira contaminação. Assim Jesus critica o sistema de purificação que oprime e separa, impostos pelas tradições do homem. E Jesus mostra o que pode sair do homem e torná-lo impuro: as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. E Jesus acrescenta: 'Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem'. Todos esses sentimentos, em nossos corações, nos tornam impuros aos olhos do Pai e nos impedem de termos intimidades com Deus e com o Reino.

        Nossas ações devem brotar de um coração puro, sem más intenções ou má fé, é isso que Deus quer e espera de quem deseja ser discípulo de Jesus. Devemos viver e sentir no coração a verdadeira experiência de fé, e ser sinceros com o próximo. Estar com o coração aberto para o ensinamento de Cristo, que é libertador. Orando e vigiando teremos um coração puro, sem culpas, desejando e buscando o bem das pessoas. Com nossas atitudes, nossos desejos, e pensamentos, de forma que venham prejudicar, explorar e diminuir o outro, infelizmente nosso coração é impuro, e estamos agindo como  os fariseus e mestres da lei, que preferem manter as aparências, a reconhecerem Jesus, um homem humilde, como o Messias.

        Faço um convite, que tal pararmos um pouco? Ter aquele momento de recolhimento, ver como está nosso coração, sem tentar enganar a Deus, e no enganar. Ele sabe tudo o que se passa no fundo do nosso coração. Somos livres para escolher o caminho que queremos seguir. Se desejamos ser discípulos de Jesus, devemos sempre seguir o caminho do amor, que nos transforma, que perdoa, e que nos torna íntimos do Pai. Descartando assim o caminho da hipocrisia, que manterá nosso coração longe de Deus.

        Peçamos a Jesus que purifique nossos corações de qualquer impureza, dos pensamentos ruins... Que Ele nos dê um coração puro, um coração novo que saiba amar, perdoar, acolher. Um coração que não critica, que não julgue e não persegue. Peçamos um coração justo, que respeite o próximo, que saiba dialogar e compreender os necessitados, os excluídos. Peçamos um coração humilde, misericordioso e agradável a Deus.

 

Prece

Senhor Deus, cria em nosso coração a pureza verdadeira, que nos permite estar em tua presença, seguros de que nossa vida te agrada. Limpa-me no mais íntimo do meu ser, no meu coração, de modo que eu possa mostrar-me puro no trato com meu semelhante.  Amém.

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Um comentário: