Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ouçamos Jesus: “SEGUE-ME” (Lc 5,27-32) (20/02/10)

         Lucas nos conta hoje sobre a vocação de Mateus. Jesus o chama e prontamente, Levi deixa tudo e segue Jesus.  Levi era cobrador de impostos, era odiado, pois explorava o povo prestando seus serviços ao Império Romano. Levi abandona o seu emprego, tudo o que possuía para seguir Jesus. Para Levi estar com Jesus seria seu sustento e isso bastava. Ao deixar aquela vida, Levi deixa para trás também, uma vida de pecado, de exploração dos pobres e oprimidos, e sua vida é transformada ao dizer sim a Jesus. Uma mudança tão forte e radical, que Levi muda de vida e também de nome, passa a chamar-se Mateus, um dos os evangelistas. E para comemorar sua nova vida, Mateus oferece um banquete, fez o melhor banquete para Jesus, para comemorar seu encontro com Ele e deixando para trás sua vida de pecado e cobiça.

        E os convidados, seus amigos eram também cobradores de impostos e excluídos. Mateus se mostra disposto à partilha. E não poderiam faltar os fariseus, para mais uma vez questionar a atitude de Jesus e seus discípulos por estarem sentados à mesa com cobradores de impostos e com pecadores. E Jesus responde dizendo que não veio para os sadios, mas sim para os que estão doentes, e chamar os pecadores que precisam de conversão. Jesus veio para libertar e salvar a todos.

        Com certeza não foi nada fácil Mateus decidir largar tudo, talvez como nós ele já tivesse ouvido falar de Cristo, já guardava no coração o desejo de conhecê-lo, de estar perto dele, e estivesse então só esperando o momento para encontrá-lo. E quando o encontro aconteceu, Mateus já estava pronto, e decidido a segui-lo e mudar de vida.

        De qualquer forma, que tenhamos a segurança de Mateus, na opção por Cristo, no desejo de mudar de vida, de atitude, colocando em primeiro lugar o projeto do Reino. Tenhamos a segurança de que Jesus, por mais que nos achemos indignos de estar ao seu lado, Ele nos chama, nos quer ao seu lado.

        Nossos padres, freiras, religiosos e religiosas são exemplos de homens e mulheres que abriram mão de suas vidas, para se dedicarem ao projeto de Deus, para ajudarem os mais necessitados, aqueles que vivem em situação de miséria, que realmente necessitam de nossa ajuda... Quantos a nós, leigos e leigas, nem somos tão exigidos assim, não precisamos abandonar família, trabalho, marido, esposa e filhos.  E nem sempre encontramos tempo para Igreja, para comunidade, para o irmão,para Cristo. Será nunca ouvimos de Jesus: "Segue-me"? Necessitamos tanto de Jesus a todo instante e Ele sempre tem tempo para todos, cuida de todos.  Ao acordamos estamos recebendo a graça, o dom da vida, e muitos de nós, não sente sequer o desejo doar um pouco de seu tempo se quer, de sua vida e colaborar na construção do Reino. Não esqueçamos que Jesus feito homem, morreu para salvar a todos. Que nada nos impeça de irmos ao encontro de Jesus.

 

Oração de Santo Ambrósio: "Como ele, eu também quero deixar a minha antiga vida e não seguir outro que não sejas Tu, Senhor, Tu que curas as minhas feridas. Quem poderá separar-me do amor de Deus que se manifesta em Ti?"

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário