Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Jesus pratica o amor que liberta (Mt 9,14-15) (19/02/10)

         Os discípulos de João perguntam a Jesus: "Por que razão nós e os fariseus praticamos jejum, mas os teus discípulos não?" Os ensinamentos de Jesus não seguiam  as normas religiosas da época, e Jesus que era o tempo todo observado, vigiado, era muito questionado, sempre com a intenção de ser acusado, podemos citar: Jesus e seus discípulos comiam com os publicanos e pecadores, colhiam espigas de milho no sábado para comê-las, não lavavam as mãos para comer, e não observavam o jejum. Jesus pregava a todos a liberdade da mentalidade legalista e tradicional que escravizava. Isso deixava a todos confusos.

        O jejum era praticado para obter o perdão dos pecados. Os chefes religiosos praticavam jejum de forma exibicionista, com ostentação, como observadores da lei, para que o povo visse e deles tivessem piedade. Porém, esses piedosos chefes religiosos, oprimiam e humilhavam o povo. Não tinham pelo povo o que mais Jesus praticava: o amor de Deus. E é esse amor que Jesus deseja que todos vivam, e pratiquem o amor que não destrói, não mata, mas que dá vida, que acolhe, que é solidário, que partilha, que vive a comunhão, que transforma, que devolve a todos a dignidade, e todos somos chamados por Jesus a viver e partilhar esse amor.

        Jesus responde aos discípulos de João: "Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?". Jesus era o noivo, e estava com seus discípulos, e isso era motivo de festa, não de tristeza. Mas quando Ele voltasse para o Pai, após cumprir sua missão na terra, aí sim, será tempo de jejuam enquanto esperam sua nova vinda. Então, é necessário estarmos atento, a espera de Jesus que virá, nos preparando para acolhê-lo. Não é conveniente jejum prolongado.  O Jejum deverá ser feito para melhor servirmos a Deus. Ao praticarmos jejum, ninguém precisa ficar sabendo, somente Deus, é a Ele a quem devemos oferecer o nosso sacrifício, sem tristezas, mas sempre por uma boa intenção. Não esqueçamos que a presença de Jesus no nosso meio, é sempre motivo e alegria e festa.

 

Prece:

Espírito de sabedoria, ensina-me a compreender que a prática do jejum é um meio de preparar-me para a chegada do Messias que vem. Amém.

 

Um abraço a todos.

 

Elian.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário