Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jesus nos ensina qual a prioridade (Mc 6,30-36) (06/02/10)

        O amor de Cristo é tão sincero e afetuoso pelos seus irmãos, que nem mesmo o cansaço ou a fome são capazes de privar as pessoas de Seu convívio. Nesta Palavra de hoje, percebemos duas atitudes de Cristo para com os seus, a primeira, quando Ele chama Seus discípulos ao descanso, sabendo que eles viveram uma batalha espiritual árdua e para tanto é preciso recolhimento, descanso físico e espiritual. É preciso se fortalecer. A comida, por exemplo, pode ser entendida como alimento material, mas também alimento espiritual, afinal nem só de pão vive o homem. Em muitos momentos dos Evangelhos, o próprio Cristo recolhe-se para orar, para conversar com Deus e Ele nos ensina a justamente ter esses tipos de momento, para criar intimidade com o Pai.

        Entretanto, aquela multidão que ali se encontra não percebe essa situação, porque estão sedentos de amor, atenção, pois eles estão constantemente sendo excluídos da sociedade, da própria religião que professavam, em Jesus e nos Seus discípulos percebem um acolhimento, uma Palavra que é diferente de tudo que eles conheciam, uma palavra que une e não separa, que perdoa e não se vinga. "Eles eram como ovelhas sem Pastor." Que constatação triste, não existe nada pior que a solidão, não ter com quem contar, com quem conversar, dividir dores e alegrias, não fomos feitos pra viver como ilha, mas juntos. Jesus sente essa solidão em cada pessoa, apesar de estarem numa multidão.

        Então, mesmo sabendo da necessidade de descanso, Ele sente compaixão, e SERVE. E ensina-nos que servir ao próximo deve ser prioridade, apesar dos cansaços, apesar das dores, precisamos vê e entender que existem muitas pessoas necessitadas, e pode ter certeza que muitos a nossa volta, que aparentemente não precisam de nada, são carentes de uma palavra, de um ombro amigo, de alguém que os escute, Dom Hélder dizia: "As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração."

        Peçamos a Graça de levar nossos irmãos no coração, de servir acima de nossas próprias necessidades, confiando que em Jesus, poderemos descansar e entregar nosso peso para que Ele ajude-nos a levar.

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário