Pesquisar neste blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

”Jesus faz os surdos ouvir e os mudos falar” (Mc 7,31-37) (12/02/10)

         Jesus continua em missão nas terras de gentios. No evangelho de ontem Jesus liberta de um espírito impuro a filha de uma mulher pagã, gentia.  Hoje trazem a Jesus um homem surdo e que tinha dificuldade em falar. Jesus se afasta da multidão, e mostrando o quanto é atencioso,  com os dedos toca  nos ouvidos do surdo, cospe e com a saliva toca-lhe a língua, olha para o  céu e diz: "Efatá", "abre-te". Assim o Pai agindo através do Filho liberta aquele homem da alienação, da opressão, de todas as prisões que o impedem de ouvir a voz de Jesus e falar Dele. Jesus com sua ação misericordiosa e libertadora devolve aquele homem sua dignidade. E recomendou que não contassem a ninguém, "para se proteger dos seus perseguidores e para que sua missão não fosse desvirtuada" (101, EMB). Porém, essa sua recomendação sempre teve um efeito contrário, quanto mais ele pedia para que não falassem, e mais rápido espalhavam as notícias da ação libertadora, atenciosa, misericordiosa, amorosa de Jesus para com todos, especialmente os oprimidos, os excluídos, os doente e necessitados. E todos que recebiam as graças de Jesus, eram motivados para aderirem a ação evangelizadora de Cristo em sua região. Manifestando seu amor libertador, Jesus é acolhido pelos gentios que colocam em prática sua ação libertadora e transformadora. Mais uma vez Jesus deixa claro que a salvação é para todos que o acolhem com o coração aberto para seus ensinamentos e não somente para os judeus.

        Vivemos hoje no meio de multidão de surdos-mudos. E o evangelho de hoje é um alerta para todos os cristãos. O que nos impede hoje de ouvir e falar?  Qual o motivo de tanta falta de compromisso de nossa parte com a missão de Jesus? Vivemos em uma sociedade altamente consumista e materialista. Os meios de comunicação passam a imagem de que só é valorizado e feliz,  aquele que possui bens materiais, que estão na mídia, e que muitas vezes não tem utilidade nenhuma. Os meios de comunicação levam as pessoas a se tornarem consumistas alienadas, banalizam e mascaram a realidade do povo sofrido. Totalmente fora da realidade, do mundo novo que Cristo quer para nós. Uma realidade muitas vezes nos leva a acreditar que não precisamos de Deus, e passamos a não ouvir mais a boa nova, nos tornando pessoas solitárias, com malícia, tristes, vivendo de mentiras.

        Busquemos a Jesus e peçamos para que ele nos toque, para que faça em nossas vidas o mesmo que fez com o surdo-mudo, nos cure. Que possamos ouvir, nos evangelizar, e falar, e com liberdade de ser anunciadores da Boa nova de Cristo, assumir o compromisso, a missão, testemunhar e reconhecer que Jesus é o verdadeiro Filho de Deus, poder ouvir que como Cristo fazemos bem todas as coisas.


Oração: Espírito de plenitude, que eu siga o exemplo de Jesus e faça bem todas as coisas, não me contentando com a mediocridade e a displicência no agir. Senhor Jesus, que possamos ouvir a tua Palavra e professar a fé que recebemos no batismo, para louvor e glória de Deus Pai.

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário