Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Jejum, oração e partilha, praticar e guardar no coração (Mt 6,1-6.16-18) (17/02/10)

        O evangelho de hoje é uma advertência ao cristão, a sua fé. Jesus nos fala da prática do Jejum, da oração, e da esmola. Essas práticas devem ser feitas com amor, humildade, sem interesse de qualquer reconhecimento. Diferente dos fariseus hipócritas que rezavam em pé nas sinagogas e nas praças por prestígio, para que fossem vistos pelos homens; quando davam esmolas, faziam com ostentação, "tocavam trombetas"; da mesma forma praticavam o jejum, ficavam tristes, desfigurados, para que todos ficassem sabendo que estavam jejuando. Dessa forma continuavam mantendo o prestígio, tinham as graças do povo, conseguindo se manter no poder e explorando o povo. Mas Jesus desmascarou toda essa falsidade e disse: "Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa".

         Jesus não nos proíbe de praticar a piedade. A advertência, é para ficarmos atentos, não sermos hipócritas, a ponto de praticar a caridade, a oração e o jejum, só para sermos notados,  vistos e elogiados pelos homens, como pessoas piedosas, esperando recompensa. Estamos de forma desagradando a Deus. Ele nos ensina a maneira agradável a Deus de como praticar a caridade, que nos leva direto de encontro com o pai e com os irmãos. Quando jejuarmos, que ninguém perceba; que ao partilhamos com um pobre, façamos por amor, com o coração aberto e livre, pois os mais necessitados dependem da nossa misericórdia;  e ao orarmos, façamos nossas orações no recolhimento de nosso quarto, com a porta fechada, nos preparando para ser perdoados e perdoar. "E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa."

        E hoje quarta-feira de cinza, iniciamos a Quaresma, tempo que lembramos nossa busca pela justiça, dignidade, paz, libertação, partilha. As cinzas não nos purificam de nossos pecados, mas nos lembram que iremos morrer e nos tornaremos pó. E só poderemos levar para vida eterna o bem que fizermos aqui pelo próximo, e o que fizermos por Deus. Deixemos de lado nosso orgulho, seguindo a Jesus e transformando nossas vidas, nos libertando do consumismo exagerado, do desperdício. Deus sabe das nossas necessidades, ele não deixará nada nos faltar, basta nos entregarmos com fé e confiança incondicional a Deus e ao seu amor, procurar ter com Ele uma verdadeira intimidade, como pai e filhos e filhas, ser honesto, nos convertermos, sermos misericordioso, humildes e sem falsidades.

 

Oração:

Espírito de piedade ensina-me o modo de agir que realmente agrade ao Pai, e mereça a recompensa divina.

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário