Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Hoje ouvimos a voz que clama no deserto (Mc 6,14-29) (05/02/10)

        Hoje o evangelho nos lembra o martírio de João Batista. Durante o banquete que comemoravam a vida de Herodes, no mesmo banquete João Batista doou sua própria vida pelo Reino de Deus. Tentaram calar a voz que clamava no deserto, mas todos sabemos que o sangue de um mártir é a semente da igreja que fecunda no seio da terra e brota a vida. Herodes por medo de uma rebelião e por causas das acusações pessoais feitas por João Batista, mandou prendê-lo. João denunciou as injustiças políticas, sociais e religiosas, a corrupção dos governantes, lutou pelo Reino de Deus, pelo amor, pela verdade, preparou as pessoas para chegada do Messias tão esperado, o libertador de Israel. Falar a verdade e viver o amor incomoda. A coragem de João Batista era tamanha, que ele dizia ao rei Herodes que tinha casado com a esposa do irmão ainda vivo: "Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão". Será que teríamos essa coragem? Morreríamos e sofreríamos pelo Reino de Deus, por Jesus? Para mim a morte de João Batista parece ter sido prematura, às vezes fico imaginado como teria sido João Batista e Jesus juntos. João Batista morreu pela fé em Jesus, saindo de cena para que Jesus se engrandecesse e caminhasse.

        No banquete de aniversário de Herodes, Herodíades que odiava João, vê a oportunidade para planejar sua morte. A filha de Herodíades, dança na festa e agrada Herodes e os convidados. Herodes jurou na frente dos convidados que daria a ela o que pedisse. Induzida pela mãe a jovem pede a cabeça de João Batista num prato. Por um capricho, João Batista foi morto.  É assim que termina para os cristãos o banquete da morte, com o martírio do profeta corajoso, puro e humilde, mais do que um profeta, "[...] Eu lhes digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João (...)" (Lc 7, 26-28). O máximo do amor é dar a vida pelos seus. Deste modo, a vida não é tirada, mas é dada livremente (Jo 10,18). "não se condena à morte o Precursor mas destroem-se os membros de Cristo..."

        João, tinha como maior virtude a humildade. Sejamos como João Batista, humildes e corajosos na nossa fé, nos afastando de tudo que possa nos tirar do banquete da vida com Deus. Ter coragem de denunciar e suportar as perseguições, os sofrimentos. Tenhamos intimidade com Jesus e sejamos suas testemunhas. Pela oração peçamos forças e coragem para lutarmos contra as forças do mal, e sermos sementes da Igreja. Façamos nossa entrega total a Deus, caminhando e buscando a luz para sermos purificados de nossos pecados.

 

Oração: Pai, que as contrariedades da vida jamais me intimidem e impeçam de ser o seguidor fiel, autêntico procurando cumprir a minha missão de afastar os homens e as mulheres do banquete da morte e convidá-los a participar plena, consciente e ativamente do Banquete da Vida.

Um abraço a todos com carinho.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário