Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Família, vida e missão (Lc 2,22-40) (02/02/10)

        O evangelho de hoje nos leva a refletir sobre a fidelidade de José e Maria à lei do Senhor, uma família que valoriza a Palavra de Deus. Então ao completar os dias para purificação da mãe e do filho, Jesus e apresentado no Templo em Jerusalém, o texto nos diz assim: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor." Além de nos dizer quem é Jesus e qual a sua missão, nos alerta também para sua humanidade e divindade. E Jesus é apresentado no Templo e consagrado ao Senhor. A vida de Jesus é entregue desde o início nas mãos do Pai, uma adesão aos mandamentos e ao projeto de Deus.

        No Templo Jesus é acolhido por Simeão homem justo e temente a Deus, e por Ana uma piedosa viúva, que já estava com 84 anos. Simeão e Ana representam o povo de Israel, a esperança pela chegada do libertador. Um povo sofredor e pobre, que esperava a libertação e a salvação. Simeão e Ana reconhecem no menino o Messias que foi enviado por Deus para salvar, libertar e restaurar todos os povos. E Simeão toma Jesus nos braços e o apresenta ao mundo como salvação que Deus oferece a todos. Simeão se dirige a Maria com as seguintes palavras: "este menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; e uma espada trespassará a tua alma". Se referindo aos que o rejeitaram e aos que o acolheram, e também a morte de Jesus na Cruz.

        Pelo nosso batismo, também somos apresentados e consagrados a Deus. E como discípulos, que acolhemos e aceitamos sua palavra de salvação, também devemos assumir o compromisso de apresentá-lo a todos. Levar ao conhecimento de todos sua proposta de salvação, libertação e restauração. Como podemos fazer isso? Assumindo nosso compromisso de batizados com nossa comunidade, com nossa família, através de nossos  gestos, de nossas palavras, de nossas ações. Como Jesus, devemos também ser luz para todos que precisam  de conforto, que precisam se libertar das trevas, da escravidão, e do medo. Sendo fieis e cumprindo o projeto do Pai, nos colocando a serviço da comunidade e da família.

        Temos no evangelho de hoje também, o exemplo  e o modelo da Sagrada Família,  que consagrou seu Filho a Deus,  fieis cumpridores das Leis do Senhor. Ofertemos ao Pai nossa família, para que sejam  purificadas, consagradas, e restauradas pelo amor de Deus. Que nossos filhos cresçam em sabedoria e graça, respeitando e honrando pai e mãe,  e os idosos, que são testemunhas vivas das graças de Deus. Que nossas famílias vivam à luz do evangelho, caminhando em comunidade, a serviço de Deus, da vida e do amor.

        Um abraço a todos.

 

Oração: "Nós vos pedimos, ó Deus, assim como vos foi apresentado vosso Filho Unigênito, revestido de nossa carne mortal, assim concedais a graça de nos apresentarmos, também a vossa presença com a alma purificada. Amém."

 

Mª Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário