Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Deus precisa da nossa “voz” (Mc 6,1-6) (03/01/10)

        "Quem é esse homem? Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria?" Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui?" Foi o que disseram a respeito de Jesus, após ensinar na sinagoga, em sua terra Nazaré, num sábado. Mesmo ficando admirados com sua sabedoria, com os milagres que Ele havia realizado, rejeitaram Jesus, não acreditando que ele poderia ser o Messias esperado. A palavra irmão, naquela época, e no idioma daquele povo era usada, para o próprio irmão ou irmã, como para parentes mais próximos, então, não quer dizer Maria teve mais filhos e filhas. Por vir de uma família pobre, simples, e seus pais não poderiam oferecer a Ele uma formação superior a dos mestres conhecidos.  Então de onde ele recebeu toda aquela sabedoria?  "Como conseguiu tanta sabedoria?" Jesus se criou em Nazaré, conheciam ele, não havia estudado, Jesus foi criticado, rejeitado. O preconceito dominou a todos, pois esperavam um guerreiro, um  sábio, e não um carpinteiro. Jesus, decepcionado com a  falta de fé daquele povo, concluiu: "Um Profeta não é estimado entre os seus". Em sua terra Jesus não fez milagres, não acreditaram nele. Jesus não era fariseu ou doutor da Lei.

        Quem são os profetas dos dias de hoje? Lembrando que todo cristão é chamado a ser profeta. Todo o cristão que é agente de pastoral é um profeta.  Profeta não prevê o futuro ou faz milagres. Profeta é aquele que tem "voz", para denunciar a injustiça, a opressão, a corrupção, a  marginalização...  Isso sempre em comunhão com Deus, e atento a nossa realidade. Podemos observar o que acontece em nossa comunidade, quando um agente de pastoral tenta fazer algo pela comunidade, sofre críticas, perseguição, muitos não agüentam a pressão e desistem. Seguindo o exemplo de Jesus, não devemos desistir nunca, nem desanimar. Deus já tem tudo programado, está tudo nas mãos dele. Ele não permitirá que um profeta seu fracasse, ele estará sempre ao nosso lado, para perseveramos na missão que nos confiou. Deus precisa de nossa "voz", na comunidade, na família, para que possamos transmitir sua palavra de vida e libertação.

        Como Jesus, o profeta escandaliza, é rejeitado... Porém nas dificuldades, devemos lutar para vencer as frustrações, o desanimo... Confiemos em Deus, Ele também confiou uma missão a nós, e dele virá a força para superarmos todos os obstáculos e cumprir nossa missão com humildade e simplicidade.

        Um abraço a todos, com carinho.

 

Oração: Pai, abre minha mente e meu coração, para que eu possa compreender que tu te serves de meios humanamente modestos para realizar as tuas maravilhas.

 

Mª Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário