Pesquisar neste blog

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Deus criou o homem para viver em harmonia, respeitando o próximo (Mt 5,20-26) (26/02/10)

         Hoje nos são apresentadas algumas advertências de Jesus, que podemos ver no início do Sermão da Montanha. Jesus diz aos seus discípulos que a justiça deles deverá ser maior que a justiça dos fariseus e dos mestres da lei. Os fariseus por observarem os preceitos de purificação religiosa se consideravam justos. Por outro lado, oprimiam, humilhavam e excluíam o povo, acumulavam riquezas e eram sedentos pelo poder. E Jesus nos alerta para essa falsa justiça, que não promove a vida no amor e na fraternidade.  Não importava para os fariseus o maior mandamento da Lei, que era o amor ao próximo. Jesus chama nossa atenção para não cometermos faltas graves como matar, ter maus pensamentos com relação aos outros, cometer o adultério, roubar... Quando Deus criou o homem, o seu desejo era vê-lo viver em harmonia, respeitando ao próximo, a vida.

        Jesus faz uma referencia ao mandamento da Lei de Moisés: "não matarás", que naquele tempo, só era aplicado a quem pertencia ao povo Hebreu, quem não pertencia ao povo eleito, quem era inimigo, poderia morrer em nome de Deus. Com essas advertências, Jesus que abrir nossos olhos, tocar nossos corações, para que valorizemos mais a vida em comunhão, o amor fraterno. O evangelho nos esclarece e nos alerta também, quanto aos sentimentos ruins, que muitas vezes nos dominam, em nossos relacionamentos com os irmãos, com amigos, marido, mulher e filhos. Sentimentos como o ódio, a ira, a inveja, o desprezo, a discriminação. De nada adianta nossa oferta a Deus, se não estivermos reconciliados com nossos irmãos. A reconciliação é a condição para fazermos parte do Reino do Céu, o Reino de Justiça que tanto queremos e esperamos.

        Na nossa realidade hoje, na nossa sociedade, não existe o respeito pela vida do outro, vivemos numa economia que visa o lucro o poder, onde impera a divisão, o ódio, ofensas, injustiças, a falta de solidariedade e a desvalorização vida. O que Jesus quer de mim hoje?  O que mais me tocou o evangelho de hoje? Será que estou em comunhão com meu irmão? Porque é tão difícil perdoar? Meu orgulho não permite? Será que eu também não desejo ser perdoada? Jesus quer que amemos o próximo, que não nos deixemos contaminar por tudo aquilo que possa nos separar um do outro. Que vivamos verdadeiramente o perdão, a reconciliação com Deus e com os irmãos, ter cuidado com nossos pensamentos, palavras e atitudes, libertando nosso coração de todos os sentimentos que nos levam a discórdia e a desunião.

 

Oração:

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo o que existe como dádiva gratuita para a vida, sem privilégios nem excluídos.

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Um comentário: