Pesquisar neste blog

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Amai vossos inimigos (Mt 5,43-48) (27/02/10)

        "amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos."

        Já pensou você ter de dar um abraço, ou um beijo no seu inimigo? Bem não bem isso que Jesus está falando. Amar o seu inimigo é desejar para ele o mesmo que você deseja para si próprio. Você não deseja que ninguém seja violento consigo, então não seja violento com ele. Você não deseja que ninguém seja vingativo com você, então não seja vingativo com o seu inimigo. Você gosta de ser perdoado? Então perdoa o seu inimigo.

        Como pode? Um homem cristão, piedoso, ter inimigos? Tem, sim. E isso é tão possível que é o próprio Jesus quem está falando.  "... amai vossos inimigos...   então  inimigos de cristãos, existem. Os profetas eram perseguidos, e até mortos pelos seus inimigos. Aqueles que não gostavam do que os profetas falavam ou denunciavam. Os fariseus e  doutores da Lei eram os principais inimigos de Jesus Cristo, o Santo o puro, o Filho de Deus.

        Para entender porque temos inimigos, vamos dar uma olhada na sala de aula. A professora, ou o professor, são profissionais cuja profissão se assemelha a um sacerdócio. Isto porque ganham um salário insignificante, desempenham o seu trabalho desgastante de ensinar e educar, com direito a agüentar desaforos dos alunos problemas, desajustados, revoltados oriundos de lares desfeitos ou de pais que brigam na frente deles. Esses alunos, gritam, quebram carteiras, desacatam os professores, funcionários, e podem até bater na professora, ou processar o professor, acusando-o de algum tipo de ofensa, pois não se consideram errados, portanto não admitem serem repreendidos.

        Na sociedade também temos os nossos inimigos. É o vizinho que não paga o condomínio, que deixam a torneira e as portas abertas, que nos incomodam com os mais variados tipos de barulhos, e quando reclamamos, eles não gostam, e partem pra cima de nós como aconteceu com aquele jovem que chamou atenção de um senhor que passeava na rua com dois  pitbulls soltos. De dentro do seu carro, ele levou um bocado de socos do dono dos cachorros, que pensando não estar fazendo nada de mal, não gostou da advertência, embora aquele jovem tenha falado com toda educação com ele.                          

        Nossos inimigos são essas pessoas, abusadas, egoístas, injustas que bagunçam a ordem estabelecida, nos prejudicam, nos causam prejuízos e ainda nos agridem quando reclamamos das coisas erradas que elas fazem.  Às vezes não temos nada mais a fazer contra os abusos de tais pessoas, a não ser rezar por elas, com Jesus nos recomendou.

        Se você tem inimigos desse tipo, não precisa deixar a sua oferta no altar e ir fazer as pazes com ele. Espere. Dê tempo ao tempo, e aguarde a oportunidade de um dia reatar, não digo a amizade, mais o relacionamento entre você e ele. Você pode comungar, sim, pois, os desentendimentos entre você e este inimigo não foi culpa sua, porque você só estava combatendo uma injustiça.

        Rezemos pelos nossos inimigos sem cessar. Não só para que eles não nos façam nenhum mal, mais pela sua conversão. Para que Deus os ilumine conduzindo-os a enxergar os seus erros e parem de nos incomodar ou prejudicar. Amém.

 

 Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário