Pesquisar neste blog

domingo, 24 de janeiro de 2010

Que o meu coração seja solo bom (Mc 4,1-20) (27/01/10)

        O evangelista Marcos nos apresenta hoje, Jesus ensinando às margens do mar da Galiléia, e a multidão era tão grande que Jesus precisou entrar em uma barca, e a multidão ficou na praia. E Jesus narra a parábola do semeador. É uma parábola simples, porém os discípulos questionam Jesus sobre as parábolas e Jesus responde: "...para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, para que olhem e não enxerguem, escutem, mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados." Acredito que se referindo a seus perseguidores. E Jesus explica aos seus discípulos a parábola do semeador:

        Temos consciência de que o semeador é Jesus, que lança sua semente, a Palavra de Deus, que é ouvida por todos, porém, os solos, nossos corações, são diferentes, e os frutos produzidos nestes solos, dependem de como está seu coração para ouvir, acolher a semente do semeador. E Jesus nos explica como a semente age em diferentes tipos de solos. Ao longo do caminho a palavra é semeada, e existem aqueles que ouvem a palavra, e rapidamente vem o mal e lhes tira a palavra neles semeadas, a palavra perde-se. Da mesma forma, são aqueles que acolhem a palavra, recebem com alegria, mas não são firme em sua escolha, e quando surge a uma dificuldade ou perseguição por causa da palavra, desistem, desanimam. Temos também aqueles que recebem, mas se deixam seduzir, iludir por riquezas que o mundo oferece, e esquecem, sufocam a palavra. Até agora nenhum solo-coração, produziu frutos, rejeitaram a semente. Não podemos perder as esperanças, temos aquele solo-coração, a terra boa, que recebe, ouve e finalmente dá frutos, produz o amor, a generosidade, a partilha, a solidariedade, a justiça, tornando proveitosa a colheita, a missão de Jesus.

        Então, conhecendo o semeador, a semente, e o que deve ser produzido, podemos nos perguntar: Que tipo de solo eu sou? Será que vou permitir que o meu coração produza frutos? Não podemos ouvir a palavra e simplesmente fingir que não ouvimos, ouvir por ouvir, sem se comprometer, desanimar na primeira dificuldade, sufocar a semente não permitindo que ela produza frutos. Sejamos terra boa, aceitando o convite de Jesus para ouvir e acolher a palavra, deixando que ela comece a agir, modificar, ser perseverante e produzir bons frutos em nossas vidas.

        Um carinhoso abraço a todos.

Oração
Pai, que eu jamais me canse de proclamar a tua Palavra, mesmo com o risco de ver meu esforço fracassar. Que eu esteja bem consciente de que o Reino te pertence.

 

Mª Elian

VISITE TAMBÉM

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário