Pesquisar neste blog

domingo, 24 de janeiro de 2010

Parábola do semeador (Mc 4,26-35) (29/01/10)

        Lembre-se: O reino de Deus é assim, como se um homem lançasse semente na terra.

        E Jesus continua ensinando às multidões através de parábolas, como vimos no evangelho de hoje, era uma maneira nova e que facilitava a compreensão de seus ensinamentos. Jesus só lhes falava por meio de parábolas. Parábolas que levava seus ouvintes a reflexão, para melhor entender a mensagem que nelas continha. Porém, para quem estava com o coração aberto para acolher a Palavra, estes com muita facilidade entendiam tudo. Muitas vezes os próprios discípulos não compreendiam o que Jesus queria dizer. Então, em particular Ele explicava, e os discípulos se esforçavam para entender a mensagem do Mestre. E através de duas parábolas, hoje Jesus explica como o Reino de Deus acontece na nossa vida, e na história humana.

        E o Reino é mais uma  vez comparado, e dessa vez a uma semente. E Deus é aquele que espalha a semente, e a semente é a Palavra. É uma semente que cresce sozinha, pois não depende de nós para isso, e sim de Deus. E Deus voltará para colheita. Tudo acontece com a permissão de Deus, que nos conhece e que tudo vê. A semente é lançada é o Reino que cresce. Jesus compara também o Reino a uma semente de mostarda, a menor das sementes, e cresce ficando maior que as hortaliças, com ramos grandes "que os pássaros se abrigam à sua sombra". Assim é o Reino de Deus, aparentemente tão pequeno no inicio, mas com resultados impressionantes e fortes. Pronto para acolher a todos os povos. Jesus através de suas parábolas convida-nos, e espera nossa resposta. Desejando nossa adesão ao Reino. Jesus anunciava o Reino aos pequenos, aos pobres, aos excluídos, às pessoas despreparadas. Assim, acontece em muitas de nossas comunidades. E pelas dificuldades que encontramos na caminhada, pensamos em desistir, às vezes deixamos o desânimo tomar conta de nós, até mesmo por achar que sabemos pouco. Mas devemos estar abertos ao que Cristo quer nos ensinar, para mudarmos de atitude. E aprendemos com Jesus hoje, a ter mais paciência, e esperança em nossa missão, em nossa caminhada, trabalhando em comum união. Os resultados demoram, mas a semente precisa crescer e dar seus frutos. Tenhamos fé na força de Deus.

        O que estamos semeando? Que frutos  podemos colher? Se plantarmos o amor, com certeza vamos colher amor. Se plantarmos a discórdia, é a discórdia que colheremos. Se plantarmos o bem, é o bem que frutificará. Plantemos somente as boas sementes, elas irão frutificar, tenha certeza disso. Jesus com as parábolas de hoje, quer que apesar da demora, tenhamos fé, confiança, ânimo, e que sejamos perseverantes, e nos deixemos sempre ser guiados pela força de Deus.

 

Prece:
       Espírito que me coloca em sintonia com Jesus, conduza-me à plena compreensão dos ensinamentos contidos nas parábolas evangélicas.
Pai. Dai-me sensibilidade para perceber teu Reino acontecendo no meio de nós, aí onde lutamos para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna. Amém.

 

Um forte abraço.

Elian

VISITE TAMBÉM

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário