Pesquisar neste blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Vigiar e orar (Lc 21,25-28.34-36) (29/11/09)

                Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem.

Jesus nos aconselha a vigiar e orarar porque não saberemos o dia.  Mais o que significa vigiar mesmo? 

        Vigiar é montar guarda. Vigiar é ficar em alerta esperando uma possível invasão do inimigo a nossa pessoa, nossa casa, na nossa propriedade, etc. E quem é o nosso inimigo principal? O demônio.  É Ele que vem não na calada da noite, mais nos nossos momentos de fraquezas para nos fazer cair em suas armadilhas.  Por isso precisamos vigiar, ficar de olho para que não caiamos em tais laços preparados por ele.

        Vigiar é fugir de toda e qualquer situação iminente de pecado.  Vigiar é não nos expor em risco de cair, confiando em nossas parcas forças.  No tempo de Jesus a mulher era discriminada assim como as crianças e os escravos. Mais no fundo, a mulher era evitada,  por medo de se cair na tentação de Possuí-la indevidamente.

        Vigiar é por em prática os ensinamentos de Cristo: Amar a Deus e ao Próximo. Vigiar significa evitar as tentações, mais uma vez tendo de enfrentá-las, pedir na hora a força de Jesus e Maria para vencê-las.  Por isso, vigiar é confiar na proteção de Deus. Pois nunca seremos tentados acima de nossas forças. Nós é que achamos o contrário. Que a tentação é grande demais.

        A vigilância do cristão é muito importante porque a cada vez que vencemos uma tentação nos tornamos mais fortes para vencer a próxima.  A pessoa vigilante não se abate, mesmo que a tentação seja desesperadora.

        Não devemos nos expor ao perigo das tentações.  Digamos que o Reitor do seminário levasse num sábado os seminaristas para se distrair, em uma casa noturna do centro da cidade. Veja que isso seria o cúmulo da imprudência e falta total de zelo pela espiritualidade daqueles futuros padres. Porque uma vez estando num ambiente desses, com certeza seriam estimulados, tentados ou mesmo convidados a pecar.  Mais graças a Deus, isso foi só um exemplo, pois como sabemos, nenhum diretor de seminário faria uma coisa dessas.

        Prezados irmãos. Vigiar sempre é fazer como um  motorista de ônibus em uma auto-estrada a 100 Km/h. Ele tem de olhar bem a sua frente para procurar enxergar adiante possíveis obstruções a tempo de desviar ou parar o seu veículo.

        Nós precisamos prever, para nos precaver.  Pois a vigilância faz com que não sejamos  esmagados  pelo peso das tentações.

        Vigiar é pensar sempre nas palavras do nosso querido Mestre. Eu preciso ser simples como a pomba, porém prudente como a serpente. Prudente não só para com aqueles que não gostam das nossas denúncias, mais para com as possibilidades de nos afastar do caminho da casa do Pai. Para que quando chegar  o dia e a hora, possamos nos ... apresentar de pé diante do Filho do Homem.

Sal.

HOMILIA DOMINICAL

VISIT  SUNDAY  SERMON  BRASILIAN

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário