Pesquisar neste blog

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Conversão de Zaqueu (Lc 19,1-10) (17/11/09)

        Prezados irmãos o Evangelho de hoje nos mostra uma verdadeira conversão de um homem muito rico. Trata-se de um fato real, não foi uma parábola inventada por Jesus, pois Zaqueu existiu e existe hoje no Reino dos Céus, por ter se salvado, ao se arrepender dos seus roubos e por  não ter tido vergonha de subir em uma árvore vara ver melhor o grande ídolo daquele momento, JESUS DE NAZARÉ, O PRÓPRIO DEUS FEITO HOMEM!

        A conversão do rico Zaqueu Foi um fato histórico como o foram todos os fatos envolvendo a pessoa de Jesus. Zaqueu era o chefe dos cobradores de impostos e roubava muito dinheiro. Por isso e por pegar o dinheiro daquele povo para os invasores romanos, ele era odiado por muitas pessoas.

        A conversão aconteceu no momento em que Zaqueu, pela graça de Deus através de Jesus, decidiu  distribuir metade de seus bens aos pobres e de restituir todo dinheiro alheio, quatro vezes mais, a quantia que porventura houvesse roubado de alguém.  Zaqueu era um homem esperto, inteligente, que até então havia agido com desonestidade, e  portanto era um homem  rico possuidor de uma bela casa, mas no fundo Zaqueu era um homem de fé, e estava ansioso para conhecer  Jesus.

        Mas na verdade, foi Jesus que procurou aquele homem rico, porém possuidor de um bom coração, e de muitas boas intenções, apesar de ter se aproveitado do seu emprego para enriquecer ilicitamente. Sua salvação aconteceu por ele ter enxergado a mão amiga de Jesus estendida para tirá-lo daquela vida ilusória de acúmulo de bens materiais, sendo que a verdadeira felicidade só é encontrada em Deus. Isto Por que a verdadeira felicidade não está nas riquezas ou no bem-estar, nem na glória humana ou no poder, nem em qualquer obra humana, por mais útil que seja, como as ciências, a técnica e as artes, nem em outra criatura qualquer, mas apenas em Deus, fonte de todo bem e de todo amor.  O décimo mandamento proíbe a avidez e o desejo de uma apropriação desmedida dos bens terrenos; proíbe a cupidez desmedida nascida da paixão imoderada das riquezas e de seu poder. Proíbe ainda o desejo de cometer uma injustiça pela qual se prejudicaria o próximo em seus bens temporais. (Catecismo da Igreja Católica)

        Mas infelizmente, nos dias de hoje, só tem valor que é rico ou famoso.  A grande tônica da escala de valores aponta para isso. Quem não tem nada na vida, não vale absolutamente nada.

        A riqueza é o grande deus atual; a ela prestam homenagem instintiva a multidão e toda a massa dos homens. Medem a felicidade pelo tamanho da fortuna e, segundo a fortuna, medem também a honradez... Tudo isto provém da convicção de que, tendo riqueza, tudo se consegue. A riqueza é, pois, um dos ídolos atuais, da mesma forma que a fama... A fama, o fato de alguém ser conhecido e fazer estardalhaço na sociedade (o que poderíamos chamar de notoriedade da imprensa), chegou a ser considerada um bem em si mesma, um sumo bem, um objeto, também ela, de verdadeira veneração.

        O desapego das riquezas é necessário para entrar no Reino dos Céus. "Bem-aventurados os pobres de coração." (Catecismo da Igreja Católica)

        Porém, se o Rico Zaqueu se salvou, é sinal que "para Deus nada é impossível".

        Prezado irmão, prezada irmã. Não foi por acaso que você acessou este Blog, não foi também por acaso que você leu esta mensagem de Jesus. E se você tem um ou vários computadores com internet é por porque você não é fraco não! Então, será que Jesus hoje não está dizendo nada para você?  Calma. Não precisa vender tudo, e dar o dinheiro aos pobres. Não precisa ficar triste como o jovem rico. Você pode continuar com sua riqueza, mas DE FORMA NÃO EGOÍSTA.

        Seja mais caridoso. Na hora das suas refeições pense naqueles que não têm o que comer. Na hora de se deitar na sua confortável cama, pense naqueles que estão ao relento, tentando dormir nas calçadas da vida. Na hora em que você estiver tomando o seu delicioso banho, pense naqueles que cheiram mal por não terem onde se banhar. Mas, meu irmão(ã), não somente pense, mas faça alguma coisa por eles. Zaqueu hoje está no céu por ter ajudado os pobres, devolvido o que roubou e por ter se voltado para Deus.  

 

Sal

Conheça  HOMILIA DOMINICAL

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário