Pesquisar neste blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37) (05/10/09)

        A parábola do Bom Samaritano é uma das mais conhecidas da Bíblia, ela nos revela a verdadeira misericórdia, compaixão e amor que devemos ter pelo nosso próximo, mas muitas vezes nos fazemos a mesma pergunta que o mestre da Lei fez a Jesus: Quem é nosso próximo? Será nossos familiares, amigos, inimigos?

        Quando Jesus começa a parábola, ele logo diz que o homem estava descendo de Jerusalém e no caminho foi assaltado e espancado, sua intenção era dizer que aquele homem se afastava do céu, Ele usa essa comparação pois Jerusalém era a cidade mais importante do mundo para os judeus, era a cidade sagrada. E quando nos afastamos do céu, quais as conseqüências? São tirados de nós, as alegrias, nossa saúde espiritual, ficamos quase como mortos. Os homens que passam por aquele homem também desciam de Jerusalém, ou seja, também se afastavam do céu, todavia, aquele samaritano não teve a mesma atitude daqueles homens que eram vistos como pessoas corretas, dignas. O samaritano era o próprio Cristo. Ele cura, cuida, tem piedade daquele homem que estava tão frágil, que era incapaz de reagir, que não tinha forças. Ele carrega aquele homem que nem conhecia e o leva para um lugar seguro e paga um valor para que ele seja totalmente curado. Ora, quem mais além de Cristo fez tudo isto por nós? Doando-se, por piedade e amor a cada um de nós, pagando com sua própria vida para que nossas feridas fossem curados. Ele é nosso referencial. E como resposta à pergunta de quem é nosso próximo: são todos aqueles que sofrem, que estão caídos, que necessitam de Amor, de força, são aquelas pessoas que estão cheias de feridas que receberam quando se afastavam do céu e necessitam de cura e cuidados.

        Senhor, coloca em nosso coração o desejo e a força para sermos como este Samaritano que é o próprio Jesus. Que tenhamos disposição e coração misericordioso para sermos canal de graça e instrumentos de Teu Amor. Amém.  

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário