Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sepulcros maquiados (Mt 23,27-32) (26/08/09)

Era costume do povo judeu, por ocasião das grandes festas, pintar ou caiar os sepulcros  para evitar algum contato involuntário de alguém que, assim, se tornaria impuro.

Assim, a comparação com o sepulcro tem dois significados: Primeiro, a diferença entre  a aparência dos escribas e fariseus e a realidade do seu  interior. Isto porque  eles aparentavam ser santos, justos, quando na verdade, Jesus sabia tudo o que eles realmente pensavam e faziam.O segundo significado, é  o foco de contaminação. Jesus compara com a doutrina  dos judeus é contaminadora.

Irmãos. Muitos de nós também somos iguais a um cadáver que foi maquiado, como as mulheres costumam fazer quando vão a uma grande festa. Passam creme no rosto, batom e outras "cositas mas".  Um defunto maquiado, está bonito por fora, mais por dentro está em degradação para não dizer podre ou apodrecendo. São parecidos com aqueles que por fora é só sorriso, falsa gentileza, falsa cortesia e falsa educação. Porém dentro da sua mente é só ódio, perversidade, e maldade.  A polícia explica que o pior dos bandidos é aquele que chega de mansinho, com toda gentileza, conquista a nossa pessoa nos fazendo confiar nele. Num momento seguinte, ele nos assalta, ou faz outro tipo de mal.

Aconteceu outro dia caso semelhante em uma cidade do Sul. Um cara agarrou uma garota na rua, de noite, e estava tentando beijá-la... No mesmo instante apareceu outro sujeito, e deu uns socos e chutes no malfeitor que saiu correndo. A garota ficou toda agradecida, disse que estava indo para a casa da avó, e aquele bom rapaz que era muito gentil e respeitoso, disse que também estava indo naquela direção, e ofereceu uma carona.

A garota disse que sentiu muita confiança no cara e entrou no carro. Conversaram, ele dizia para ela não andar sozinha a noite porque era muito perigoso e outras coisas que a deixara mais segura em estar na sua companhia. De repente o primeiro cara surgiu não se sabe da onde com uma arma na mão e obrigou o motorista  a abrir a porta, entrou no carro, e começou a dar as ordens. Vira aqui, vira ali, até chegar numa rua pouco movimentada...

 Quando a garota acordou morrendo de frio, estava semi-nua dentro de uma perua Kombi velha.  Permaneceu ali encolhida  até o dia amanhecer, quando ia passando um casal, ela pediu socorro e eles a levaram para casa.  Os dois caras fizeram tudo combinado. Um aborda, o outro se faz de bonzinho e defende a vítima, depois os dois se juntam novamente...

 A menina disse que no assoalho da perua havia um pedaço de pano umedecido que cheirava éter ou coisa parecida. Era o mesmo pano que um dos deles havia tirado  disfarçadamente do bolso e depois disso ela afirma não ter se lembrado de mais nada. Ela acredita que eles a apagaram colocando em seu nariz  alguma substância química para cheirar.    

 Prezados irmãos. Não se sabe se realmente tudo aconteceu de acordo com a versão daquela jovem.  Mais uma coisa é certa.  Realmente,  muitos de nós somos como os escribas e fariseus. Bonitos por fora e por dentro... 

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com 

VISITE  TAMBÉM LITURGIA DIÁRIA COMENTADA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário