Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Qual o maior mandamento? (Mt 22,34-40) (21/08/09)

Os fariseus e os saduceus, reuniram-se  e bolaram uma pergunta para por Jesus à prova. Então eles perguntaram:   Mestre, qual é o maior mandamento da lei?   Respondeu Jesus: Amarás  o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei.

Jesus resumiu os dez mandamentos em apenas dois: Amar a Deus e amar ao próximo.  Como assim?   Vejamos.

 

De que modo nós amamos a Deus? Rezando lendo o evangelho, indo à missa aos domingos e dias santos de guarda, pensando nas três pessoas da Santíssima Trindade, ouvindo e divulgando a sua palavra, acreditando em Jesus... etc.

De que modo nós amamos as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia na família, na escola e que são próximas a nós?

Respeitando, evitando uma briga, não roubando, não prejudicando, sorrindo, cumprimentando, perdoando, tolerando, ajudando, demonstrando interesse, compreendendo, falando bem, mostrando seus erros, corrigindo, não sendo falso, mas amigo de verdade, não fazendo fofoca, não estragando as coisas dos outros, não fazendo bagunça durante às aulas, não tendo inveja e não desejando o mal a ninguém, não fazendo brincadeiras de mal gosto, obedecendo os professores e os pais, tendo pena e ajudando: Os cegos, mendigos, paralíticos e outros deficientes,  etc.  Sendo honesto, dando esmola a um pobre, não mentindo, não sendo fingido, não caluniando, não guardando rancor, não tendo ódio, não sendo preguiçoso, não divulgando os defeitos dos outros, não ofendendo, não fazendo gozação, em fim, procurando acertar mais e errar menos, querendo para os outros exatamente o que desejamos para nós.

Cristão é aquele que vive o amor de Cristo e trabalha para construir um mundo melhor, combatendo as coisas erradas, por exemplo. O cristão cresce, ou se valoriza  como pessoa, quando ele se preocupa com o verdadeiro desenvolvimento dos outros. Quando procura viver como irmãos. E é esse amor fraterno que dá sentido a nossa vida e à vida das outras pessoas. Mas será que vivemos sempre esse amor fraterno? Será que no nosso dia-a-dia na família, na escola, no trabalho,  nós nos esforçamos realmente para que este mundo seja melhor?

Somos pessoas, e por isso nos relacionamos uns com os outros. Este relacionamento acontece ou é feito de várias maneiras: numa festa de aniversário, num jogo de bola, numa brincadeira etc. tudo é manifestação de convivência.   E conviver é viver com os outros, como amigos, isto é, demonstrando amizade sincera, Isto é, desejando e fazendo para os outros exatamente aquilo que desejamos para nós, tratando os demais como nós gostaríamos de ser tratados também por eles.

Todas leis que existem no mundo feitas pelo homem, são cópias (disfarçadas ou não) deste segundo mandamento, que nos manda amar o próximo . Mas como grande parte das pessoas ignora o primeiro mandamento ( amar a Deus), elas tentam distorcer as leis, fazendo-as funcionar em defesa apenas dos seus interesses pessoais. Por causa disso, a sociedade precisa de: cadeia, polícia, exércitos,  precisa usar a violência, processos, julgamentos, armas etc.

Quando na verdade, uma única coisa substituiria tudo isso e traria a felicidade para nós todos: Amar a Deus e amar o próximo.

 

Salviano

CONHEÇA TAMBÉM O BLOG DAS CELEBRAÇÕES DA PALAVRA

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Um comentário:

  1. ACHEI LINDA ESSA REFLEXÃO,MUITO BEM EXPLICADA.
    SE TODOS SEGUISSEM ESSA REFLEXÃO O MUNDO NÃO ESTARIA ASSIM CHEIO DE VIOLENCIA.PARABÉNS!

    ResponderExcluir