Pesquisar neste blog

sábado, 29 de agosto de 2009

O martírio de São João Batista (Mc 6,17-29) (29/08/09)

Na verdade, quem articulou a morte de  João, foram os poderosos da Galiléia. Mais usaram  Herodíades   e sua mãe para executar o plano assassino.  Trata-se da repressão do poder  local contra as ações denunciadoras e libertadoras. A execução de João têm três significados: Primeiro, ironizar um rei que apesar de toda sua pompa, no fundo não passava de um fraco.  Também significou uma  advertência aos discípulos de Jesus que estavam preparados para  o apresentar como  O  messias, O filho de Deus, ou o próprio Deus.

E em terceiro lugar, o martírio de João serviria para avisar, para assustar a todos, no sentido de que tomassem consciência de que tanto de João como de Jesus, ninguém deveria esperar glória nem poder, mas um serviço humilde e divino, seguido de martírio.  

A vida de João Batista  foi  uma preparação para  que a pessoa de Jesus Cristo fosse aceita. Ele veio preparar os caminhos.  Por outro lado, sua vida é muito parecida com a aventura de Jesus.

 Ambos anunciaram o reino de Deus, foram perseguidos, contra eles houve a articulação dos poderosos, para tramar a morte de ambos, porém em espaço de tempo seguido ou diferente. Também, igualmente, ambos permaneceram  na mente do povo até hoje. Jesus mais além.  

Ele sendo o próprio Deus, está presente de verdade em todos os lugares. Concluindo:  O dom da vida não pertence aos poderosos, mas sim  a Deus. Isto quer dizer, que alguém por mais poderoso que  seja, não tem o direito de tirar a vida de outra pessoa. A vida pertence a Deus.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com 

ACESSE - LITURGIA DIÁRIA COMENTADA

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário