Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O castigo dos hipócritas (Mt 23,27-32) (26/08/09)

É bom relembrar que este texto faz parte do capítulo 23 do Evangelho de Mateus, onde Jesus pronuncia sete "ais", contra escribas e fariseus. Ao pronunciar cada "ai" para um grupo ou para alguém, Ele expressa sua mágoa com as atitudes tomadas e faz uma advertência para as más conseqüências que essas atitudes acarretarão.

A reflexão de hoje é sobre o sexto e o sétimo "ai"de Jesus.

No sexto "ai" (v. 27), a indignação de Jesus contra mestres da Lei e fariseus é tão grande, que Ele os compara a "sepulcros caiados", pois têm a aparência exterior de um túmulo recém pintado de branco que tenta esconder uma realidade interior cheia de podridão. São eles aqueles que aparentando ser boas pessoas, escondem uma realidade de mentiras, pecados e nada comprometida com os preceitos morais.

No sétimo "ai" (vv. 29-36), Jesus fala das edificações (sepulcros e sacrários), que ficam ao redor de Jerusalém, para os profetas martirizados. Ele acusa escribas e fariseus de serem descendentes (física e espiritualmente) dos responsáveis por esses martírios.

É desta forma, expressando seus "ais", que Jesus mostra sua mágoa pela forma como escribas e fariseus fazem mau uso de sua liderança religiosa que deveria estar a serviço da comunidade e não servindo para exaltação e interesse próprio.

Este são os mesmos perigos que permeiam nossas comunidades, ainda hoje, e que prejudicam a vida espiritual de muitos. Certamente Jesus diria novamente um "ai", se participasse das comunidades de agora.

 

Maria Cecília

mc_kairos@yahoo.com.br

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário