Pesquisar neste blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

...E Deus levou um de nós... (Jo 12,24-26) (10/08/09)

        E do jeito que aconteceu, poderia ter sido comigo ou com você... Edu era um jovem com pouco mais de 30 anos, muito saudável, que vivia intensamente. Apesar das condições financeiras limitadas, como todos nós, ele economizava para poder aproveitar a juventude conhecendo lugares diferentes, pessoas diferentes... Na última dessas viagens contraiu uma infecção fúngica e, debilitado, contraiu a tão falada gripe suína. Não resistiu às duas juntas.

        No velório, ocorrido neste domingo, dia dos pais, a comoção era geral. Edu era um excelente professor de inglês, e devido a sua boa interlocução e capacidade de liderança, durante muitos anos ocupou posição de destaque no movimento EJC (Encontro de Jovens com Cristo) da Paróquia de N. S. das Neves, em João Pessoa/PB. Este movimento tem 23 anos, e Edu já participava dele há mais ou menos 13 anos.

Coordenou muitos jovens e casais que aprenderam com ele como se coordenar uma equipe... Muitos dos mais jovens, que entraram no EJC nos últimos anos, nem chegaram a conhecê-lo de perto, mas todos eram acostumados a vê-lo quase todos os domingos na missa do Colégio Pio X. Ele era um daqueles lendários jovens que perseveraram por mais de 10 anos dentro do movimento, e que cultivavam o respeito e admiração de todos.

Mas a marca registrada de Edu era o seu sorriso. Seja o silencioso ou o escancarado... Todos nós iremos lembrar dele com um sorriso no rosto... Mesmo os que o viram com cara de choro em sua despedida. Devia estar assim porque não queria ir embora, ainda... E tendo que ir agora, não queria que seus amigos ficassem chorando tanto... Saudades, sim... Tristeza, não.

Como bom professor que foi, certamente gostaria de deixar sua última lição... E seus amigos, presentes no velório, lembraram algo que era o seu lema de vida, e que "poderia ser traduzido em uma música... Viver, e não ter a vergonha de ser feliz... Cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz..."

É isso aí, Edu... Não tive tanto contato com você, mas a sua partida precoce mexeu comigo e com muita gente aqui... Fez-nos pensar como essa vida é breve... Em um momento estamos bem, rindo, e de repente... ...

A melhor das sementes teve que morrer para que os frutos nascessem. Professor Edu, a sua passagem por aqui não foi em vão... Você ensinou com a sua vida como se deve servir, e muitos aprenderam a servir pelo seu exemplo. E como o nosso maior professor disse que "se alguém me serve, meu Pai o honrará", então nós já sabemos onde você está... Ensinando e aprendendo a amar...

 

APRENDIZ

(Ricardo Fabião)

Sei que vem, um dia, sim, virá viver à luz

E Deus há de nos preencher com amor.

Homem, bem ou mal, um ser, também, qualquer, de Deus

Render-se-á, por fim, à plena paz

Minha alma de pecador, amador

Natureza de infringir, de errar

Quer se redimir, ser feliz, aprendiz, quer buscar

O brilho das manhãs, do luar, de entender

Criatura ao criador, retomar

Estender a mão, ser cristão, todo irmão para amar

Sim, perfeito, sei

Eu não sou também

Não me leve a mal... estou tentando

Será sempre assim

Estou aprendendo a amar

 

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário