Pesquisar neste blog

terça-feira, 9 de junho de 2009

O mundo está deteriorando (Mt 5,13-16) (09/06/09)

O sal, além de dar sabor aos alimentos, serve também para conservá-los.  As bactérias querem distância de uma carne seca como é chamada no Nordeste, ou de uma carne de sol  como dizem os nossos irmãos do Sul, por causa da grande quantidade de sal nela existente.  Prezados irmãos. Somos o sal da terra, e  temos de pulverizar este mundo com  o sal da mensagem de Cristo, para que o mundo não se deteriore  tão depressa como está acontecendo.  O processo de deterioração dos valores morais  é tão acelerado, que, precisamos até tomar cuidado com o que falamos, pois alguém poderá se achar no direito de nos acusar de ultrapassados, conservadores, ou até mesmo discriminadores. Nós, jamais descriminaríamos alguém, a partir do momento que estamos a serviço daquele que não discriminou nenhuma pessoa, Jesus.  Vamos salgar este mundo para que ele não se deteriore tão rápido. Poderíamos aqui, citar vários exemplos de deterioração dos costumes, da família, da ética, da juventude contaminada por valores falsos, passageiros e externos os quais, apenas  conduzem à violência. 

Nós somos a luz que ilumina o mundo. Não para nossa glória, mas para a glória de Deus.  Porque não somos nós que brilhamos, mas sim, a luz de Deus que está em nós.  Ninguém, em sã consciência, acenderia uma luz qualquer, e a colocaria em baixo da mesa. A luz fica bem, como se diz lá em Portugal, no alto, para que ela ilumine a todos os cantos da sala.  Assim também nós, padres, catequistas, missionários, precisamos de microfone, de um lugar mais alto, para que ao falar, todos nos ouçam e nos vejam.  Mas isso não é para arrancar aplausos. Isso não é para a nossa glória.  Jesus é bem claro ao finalizar o evangelho de hoje, dizendo, que brilhe a vossa luz diante dos homens, para que? Para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.

Jesus não disse: para que vejam como vocês falam ou cantam bonito. Nem disse para que todos vejam como vocês estão bem vestidos.  Também Ele não disse, para que todos  glorifiquem vocês, pelo ótimo desempenho ao falar em público.   Porque não é somente através de discursos e palestras, que vamos salgar este mundo em processo de deterioração.  Nós vamos jogar sal por aí, também  através dos nossos exemplos e das nossas boas obras. Não necessariamente obras espetaculares dignas do noticiário de televisão, mas sim pequenas e constantes obras, tais como: O testemunho de amor, a esperança e a alegria de viver. Somos chamados a ser a luz do mundo, por nossa adesão a Jesus e à sua palavra. Por nosso testemunho de vida, porque  somos  chamados a dar mais sabor a essa vida.

 

Sal

Visite o blog CATEQUESE ATUAL

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário