Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Não faça apenas para aparecer (Mt 6,1-6.16-18) (17/06/09)

 "Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu".   Você ajudou uma velhinha a se levantar, ou a atravessar a rua?  Beleza! Mas não diga a ninguém. Para que o Pai, que vê tudo, te dê a recompensa merecida. Faça outras boas ações hoje e sempre. Assim você estará juntando um tesouro no céu, onde os ladrões não terão acesso.

 "Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.

Dizem que os judeus, quando davam uma esmola a um pobre, levavam junto um corneteiro, e este primeiro tocava em tom bem alto para que todos olhassem. Aí eles jogavam o dinheiro nas mãos do pobre. Você não faz coisa parecida. Não é mesmo?  Não diga a ninguém o quanto você deu de esmola. Não fique fazendo propaganda da sua suposta bondade e caridade para com os mais fracos, pois além de não merecer nenhuma recompensa por parte de Deus, você estará humilhando os irmãos desfavorecidos pela sorte, e que estão ali exatamente para testar a nossa caridade, e não a nossa projeção pessoal e social.

 

" Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á"

Dizem também que os judeus rezavam em uma determinada hora marcada. Então eles faziam de tudo para que, na hora da oração, estivessem em um lugar público com muitas pessoas em volta, para que todos vissem que eles estavam rezando, dando gritos bem alto como se Deus fosse surdo.

Você nunca fez isto. Correto?  Uma vez saiu no jornal que uma certa igreja, de uma cidade vizinha a minha, foi interditada pela policia porque os moradores vizinhos reclamaram do barulho que os orantes faziam. Batiam com os sapatos na parede, e  gritavam "sai satanás!" Fazendo o maior escândalo.

" Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa."

 

É importante rezar em público, na missa a comunidade ora reunida. Mas também é muito importante a oração–meditação no silêncio do meu quarto, eu e Deus. Se os filhos perceberem, será melhor ainda pelo bom exemplo que estou dando.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário