Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Aprendendo a ser humilde (Mt 6,1-6.16-18) (17/06/09)

Esse Evangelho se encaixa muito bem na minha vida. Sempre faço todas essas coisas que Jesus recomenda. Todas as sextas faço Jejum, mas nunca digo a ninguém. Esmola? Nos sinais é só o que faço, mas não gosto de dizer. Orar? Sempre rezo um Rosário no meu quarto, mas com cuidado pra que ninguém veja. Nas missas, as vezes ajo até com indiferença, que é para que as pessoas achem que eu não sei me comportar, mas no fundo estou rezando por todos que estão ali. É, gente, sou uma pessoa muito humilde. Graças a Deus.

Perceberam como é muito fácil cair na tentação de se vangloriar da própria fé? Até mesmo nas atitudes escondidas, que é pra somente Deus vê, acabamos querendo dá satisfação pra Deus: "olha Deus, como eu sou boazinha, estou fazendo isso, assim e assado...".

É até complicado falar desse Evangelho, porque podemos cair a qualquer momento na tentação de se usar como exemplo. Por isso, vou utilizar as palavras de um amigo meu. Num dia de formação sobre sexualidade na Crisma, ficamos na dúvida se fossemos colocados contra a parede em relação à nossa própria sexualidade, afinal, nós que estamos como formadores, acabamos nos tornando referencial, exemplos mesmo. Mas meu amigo me deu a resposta que se encaixa perfeitamente em qualquer situação, em qualquer assunto e qualquer momento. "Eu não sou referencial para ninguém e pobre de você se me tiver como exemplo, a meta sempre é Cristo, Ele sim deve ser seu modelo a seguir."

Portanto, irmãos, não posso falar de minhas práticas cristãs, que assumo estão longe de serem humildes, mas de uma coisa eu tenho certeza, o que Jesus ensina é o correto, é assim que devemos ser, se Ele diz que podemos ser Santos, nós podemos sim. E peço a ajuda de cada um de vós para que, juntos, possamos vencer as tentações do orgulho e alcançarmos a Santidade. Para que, mesmo sendo tão pecadores, nós encontremos o caminho certo a seguir. Para que, finalmente, no fim de nossas vidas, possamos dizer: posso não ter acertado sempre, mas eu busquei. Nisso, consiste à Santidade. Amém.

 

Ana Luíza Medeiros

analu_medeiros_86@hotmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



2 comentários:

  1. So por achar que e muito humilde ja esta sendo arrogante!

    ResponderExcluir
  2. Ja cometi esse erro muitas vezes...

    como o texto nos mostra quando tiver alguma duvida de como agir, coloque Cristo na sua mente e pense como ele agiria assim você pode se sair melhor do que pensava

    ResponderExcluir