Pesquisar neste blog

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A unidade da igreja (Jo 17,20-26) (28/05/09)

"Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste."

E a oração de Jesus continua. "Para que todos sejam um... Acho que Jesus está se referindo à unidade da Igreja. Na  minha  opinião, é  a coisa mais importante da nossa Igreja Católica.  Certa vez fazendo uma filmagem de uma cerimônia em uma outra igreja, achei o ritual muito estranho, demorado, cansativo, com muita subjetividade por parte do celebrante o qual  usava um terno.

A nossa missa, a começar pela indumentária, ou seja, os paramentos do celebrante, é algo que já nos conduz a um clima de acolhimento e recolhimento, de fé e de sintonia com Deus. Imagine a gente ver lá no altar, um "cara" de bermuda e camisa florida ou de listas, levantando a hóstia! Seria muito desconcertante  e sem a devida  espiritualidade.

A unidade da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, é uma coisa maravilhosa! E pensar que as mesmas palavras proferidas pelo sacerdote na missa da sua paróquia, principalmente na hora da consagração, são as mesmas palavras pronunciadas  na missa de Moçambique, de Madrid, de Paris, em fim, no mundo inteiro.  E o Evangelho desse  domingo será o mesmo Evangelho que será lido em todas as missas do mundo. Os gestos do sacerdote não serão diferentes em nenhum lugar do Planeta Terra. E isso se chama unidade da Igreja, e é maravilhoso!

Nós, os leigos da linha de frente principalmente,  precisamos colaborar, zelar e defender a manutenção desta jóia preciosa que é a unidade da nossa Igreja, e também ensiná-la nos nossos encontros catequéticos.    

Agradeço a todos pelo aumento das visitas ao meu Blog.

Deixe suas críticas e sugestões, pois assim, eu conseguirei melhorar o meu trabalho.

 

Sal

CATEQUESE ATUAL

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário