Pesquisar neste blog

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Por que a missa é um sacrifício? (Jo 16,12-15) (20/05/09)

Infelizmente, para algumas pessoas, assistir a missa é um sacrifício. É. Eles apenas assistem em vez de participar. Inclusive, na bênção final, eles desabafam: graças a Deus! (que acabou).

Mas por que a missa é um sacrifício?

Na missa, durante a Consagração, O Espírito Santo atualiza a presença dele na comunidade dos cristãos que acreditam nos mistérios de Cristo. Cristo, usando a pessoa do padre, é que oferece o sacrifício (a missa). Cada missa atualiza, ou reapresenta  o sacrifício de Cristo e toda a sua vida. Por isso, a oração mais importante que pode haver é a missa. É Cristo que se oferece ao Pai  e nós nos oferecemos com Ele.

É por isso que a missa é um sacrifício. Porque ela torna presente o sacrifício de Cristo. Por sacrifício entendemos: o oferecimento de uma vítima, que geralmente era um cordeiro, que era morto e consumido pelo fogo. Na missa, a vítima é Jesus, que é oferecido (no ofertório). Jesus é vítima e sacerdote. O padre é apenas instrumento. Na missa Jesus não morre. A sua morte é atualizada na missa, isto é, é mais do que relembrada. O fato é tornado presente, Cristo na hóstia. Na missa, a vítima, (Cristo) é consumida (comida por nós na comunhão). É indispensável participar bem da missa. Acompanhando as orações e cantos, não me distraindo nem distraindo os outros, comungando (para isso é preciso estar preparado), e levando a missa para casa, para o trabalho, para a escola, etc.

           Quando o padre repete o que Jesus mandou na hora da consagração, a hóstia se torna Jesus vivo. Isso acontece porque Jesus disse: "Eu sou o pão descido do céu. Quem comer deste pão  viverá eternamente... Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna...   ... permanece em mim e eu nele"  (Jo 6,51.54.56).

"O que come a minha carne, e bebe  o meu sangue, tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente  comida, e o meu sangue é verdadeiramente bebida.  O que come a minha carne, e bebe o meu sangue, fica em mim e eu nele...   ...o que comer a mim viverá por mim..." ( Jo 6,48.59) 

Jesus disse ainda na última ceia:  "Isto é o meu corpo...  ...Este é o cálice do meu sangue."   Por isso é que cremos.  A hóstia consagrada é Jesus inteiro: corpo, sangue, alma e divindade.

           Quem não pode comungar? Que não está preparado. Quem cometeu um pecado grave e não confessou.

Para participar bem da Eucaristia, em primeiro lugar, devemos confessar, se for preciso. Depois participar bem da missa. Após engolir a hóstia devemos ter uma atitude de recolhimento e oração em momento de grande concentração e respeito pois Jesus está dentro de nós. É a melhor hora para pedir, pois Ele prometeu: "Quando estiver em mim e eu em ti, peça o que quiser  e eu te darei".

Quantas vezes podemos comungar? Quantas forem as missas que eu participar. Eu só preciso estar preparado, e estar em jejum uma hora antes da comunhão.

Na eucaristia Cristo está vivo e presente, portanto a eucaristia nos dá:

Alimento: que  nos fortalece para que possamos combater os nossos defeitos  e evitar as tentações.

Alegria:  A verdadeira felicidade de estar junto de Cristo. O sorriso sincero, otimismo gerado pela confiança em Deus.

União:  Amizade sincera. Pois não existe verdadeira união sem Cristo.

Na eucaristia Jesus se dá a nós nas espécies de pão e de vinho. Na eucaristia Cristo está misteriosamente presente como alimento.  "O meu corpo é verdadeiramente comida" .

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.catequeseatual.blogspot.com  

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspt.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário