Pesquisar neste blog

terça-feira, 12 de maio de 2009

A Paz de Jesus e a paz do mundo (Jo 14,27-31) (12/05/09)

"Disse Jesus: Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!"
        A paz de Jesus é diferente da paz do mundo, porque é uma paz sincera. E como paz sincera, ela é baseada no amor fraterno, como o amor de irmão para irmão. Os irmãos se amam sinceramente a tal ponto de, às vezes, até brigarem por causa desse amor. O mais velho briga com o mais novo numa briga quase de pai para filho, para que o menos experiente não siga o caminho errado na vida, por exemplo. Isto é interesse verdadeiro, isto é amor fraterno. (frater=irmão).  

No amor conjugal também, as brigas de ciúmes são brigas por mais amor sincero entre os dois. Ela briga com ele, por exemplo, porque ele não a está amando sinceramente como deveria, ou como ela o merece.

Ele brigou com ela porque ela não telefonou ou porque olhou para outro...  São brigas de amor, ou por mais amor autêntico.

Já a paz do mundo é a paz por interesse. É aquela em que suportamos a chatice do outro apenas porque queremos vender-lhe algo. É o mecanismo da psicologia da venda. Agradar sempre o cliente, nunca criticar, elogiar, mais isso é apenas para vender, e obter lucro. O paquerador só elogia a sua "presa"! O político procura agradar ao máximo o seu eleitorado com um grande sorriso na foto de campanha. E apesar de que nós, às vezes, gostamos de ser enganados, esta paz que é fruto da bajulação por interesse, não nos satisfaz, por ela ser uma paz incompleta. Porque quando você encontrar alguém que só o elogia, não cita nenhum de seus defeitos, pode ter a certeza de que este alguém está querendo alguma coisa de você.  Amigo de verdade, é aquele que vê os nossos defeitos, cita-os, mas depois nos perdoa. Isto é o que fazem nossos pais e irmãos que nos querem bem sem falsidade  e sem interesse.

Amar não é sair por aí dando beijinhos em todo mundo. Às vezes, uma boa bronca, como aquela que o pai ou a mãe dá num filho, é muito mais sinal de amor do que um beijinho falso ou por interesse.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.catequeseatual.blogspot.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário