Pesquisar neste blog

sábado, 6 de junho de 2009

Para a Glória de Deus (Mc 12,38-44) (06/06/09)

"Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com roupas compridas, e de ser cumprimentados nas praças públicas...  ...e de sentar-se nas primeiras cadeiras nas sinagogas e nos primeiros lugares nos banquetes."

Caríssimos irmãos. Que isso nunca aconteça a nenhum de nós. De fazer as coisas na igreja com o objetivo de aparecer e de nos promover. Com o objetivo de glória pessoal. Precisamos nos vigiar sempre, verificar se estamos mesmo fazendo as coisas para a glória de Deus ou para a nossa projeção pessoal. Principalmente quando pegamos um microfone, seja na missa, seja em outra ocasião. Que isso não seja um "olha eu aqui", mas sim, que seja um "vejam, vou falar de Jesus que está aqui", por exemplo.

Neste evangelho, mais uma vez Jesus "dá uma dura" nos representantes da classe dominante do seu tempo. É mais uma crítica à classe dirigente do templo e da Judéia: os escribas, os fariseus, os sacerdotes e os latifundiários (donos de terras).  Jesus não suportava a hipocrisia, principalmente dos gananciosos fariseus, os quais se faziam de santos, mas Jesus os via por dentro. Jesus sabia o íntimo de cada um, e não tinha medo de lhes jogar na cara quem realmente eles eram. Eles gostavam de aparecer, de serem respeitados, e reconhecidos como autoridades máximas, conhecedores da uma verdade indiscutível. Na sinagoga (templo ou igreja) eles se achavam o máximo. Ai daquele que pretendesse ser mais santo e mais poderoso que eles. Imaginem quando Jesus disse, para quem quisesse ouvir: "A mim foi dado todo o poder no céu e na terra". E "...eu sou o caminho, a verdade e a vida."

Caríssimos. Podemos e devemos assumir qualquer cargos na nossa comunidade, mas não podemos esquecer de que estamos a serviço de Deus, e que precisamos ser humildes, a exemplo do Mestre que lavou e até beijou os pés dos discípulos. Aquele que disse: Aquele que quiser ser o melhor, tem de ser o menor entre todos. Nenhum cargo dentro da Igreja deve subir à nossa cabeça ao ponto de nos fazer pensar que somos melhor que os demais participantes da comunidade. Isso é: Anticristão, ridículo, antipático e produz efeito contrário ao objetivo principal de uma comunidade cristã, que é o de SERVIR.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário