Pesquisar neste blog

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O primeiro Papa (Jo 21,15-19) (29/05/09)

Jesus pergunta insistentemente a Pedro: Tu me amas? Imagino que Pedro se irrita, mas tenta não demonstrar, depois se entristece por que percebeu que foram também três, as vezes que ele negou Jesus naquela noite em que foi esquentar suas mãos na fogueira e foi reconhecido pelos presentes que disseram: Tu eras um deles!

Não obstante esta fraqueza que se pode até chamar de traição, Jesus depois escolhe Pedro para ser o primeiro Papa da Nossa Igreja.  "Pedro tu é pedra e sobre esta pedra edificarei na minha Igreja..".

Os discípulos foram escolhidos não pela inteligência, nem pela classe social, nem tão pouco pelo parentesco com a família de Jesus, mas sim, foram escolhidos pela fé que eles tinham. Pedro, na verdade, não era lá muito inteligente. No dia da transfiguração de Jesus, ele deu uma grande mancada, ao dizer que aquilo era maravilhoso e que eles poderia  montar umas tendas e ficar ali para sempre...

Prezados irmãos: Hoje, a nossa Igreja caminha com líderes santos e pecadores, gente simples, mas grandes na fé.  Deus escolhe os simples e humildes para confundir os poderosos. Eles ficam confusos  e  buscando onde reside a nossa força se somos às vezes tão desclassificados, de origem pobre, e de muita humildade, coisa que as pessoas importantes abominam.

Com essas palavras, não queremos aqui incentivar uma hostilidade contra ricos e poderosos. Pois eles são necessários na sociedade, e cada um deles tem uma alma para ser salva, e a nossa missão na terra é trabalhar para que todos sejam salvos, inclusive eles. Também, longe de nós, a pretensão de assegurar que eles já estão condenados e que nós, da linha de frente da Igreja, temos o céu garantido. Precisamos tomar muito cuidado com isso, pois às vezes pode ocorrer em nossas mentes pensamentos semelhantes.  Olha, vale a pena repetir o que Jesus disse: "...os primeiros podem ser os últimos...".  Vamos dizer "podem"  para amenizar a força do impacto desta afirmação pesada no nosso Mestre. Que sejamos coordenadores na nossa comunidade, que sejamos líderes dotados de grandes qualidades, mas não nos esqueçamos de viver o que ensinamos, de sermos humildes em todos os nossos atos, porque os primeiros podem mesmo ser os últimos no reino do céu.

 

Sal

CATEQUESE ATUAL

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário