Pesquisar neste blog

terça-feira, 19 de maio de 2009

O Espírito Santo presente na missa (Jo 16,5-11) (19/05/09)

Outro dia, na missa das crianças, havia umas pessoas conversando e rindo na entrada da igreja como se estivessem em  uma lanchonete, sem se importar com a tríplice presença de Deus na pessoa do Espírito Santo. É preferível crer que aquelas pessoas não sabem disso, a menos que o assunto seja muito importante, mesmo assim, a bem da verdade, salvo caso de vida ou morte, nenhuma urgência  tem prioridade para quem está participando de uma  Missa para ficar trocando idéias na porta da igreja.  Isto porque, Deus se faz presente três vezes na hora da Santa Missa, a saber:

1 - Jesus prometeu estar  presente no lugar onde várias pessoas se reunirem em seu nome para rezar; Só para lembrar, a Missa começa Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.

2 - A presença de Cristo na Missa se faz pelas leituras de sua palavra, através das quais  Deus trino fala conosco. E a nossa resposta deve ser em palavras, pela oração, e em atitudes: De respeito, concentração, acolhimento e de silêncio no momento em que estamos ouvindo, ou rezando.

3 - Deus está presente nas espécies Eucarísticas, principalmente na hora da Consagração, na qual devemos o maior respeito, acolhimento, atitude de oração, e principalmente, SILÊNCIO.

Portanto, quase nada justifica uma atitude de descontração, conversas, risos que além de tudo, prejudica os demais que estão sintonizados com  Deus .

Jesus, ajude-nos na hora da Missa a: Arrependermos dos nossos pecados, a prestar a máxima atenção às leituras e explicações das mesmas, a ter uma  atitude orante com  respeito e  acolhimento na segunda parte da missa.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.catequeseatual.blogspot.com  

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspt.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário