Pesquisar neste blog

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Espírito de Deus (Jo 15,26-16,4) (18/05/09)

Jesus promete o envio do Espírito Santo Paráclito. Mas que palavra é esta?  Paráclito. Esta palavra vem do grego e significa mais ou menos isso: "aquele que fica ao lado", que se coloca ao nosso lado para interceder por nós, para nos defender como um advogado, diante do Pai.

O Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, é, nas Sagradas Escrituras, denominado "o Espírito", "o Santo Espírito", "o Espírito de Deus", "o Espírito do Filho de Deus", e o "Consolador".

O Espírito Santo também  é aquele que nos dá coragem para enfrentar as situações aparentemente mais adversas  quando evangelizamos. É Ele que ilumina  nossa inteligência, além de falar através da nossa boca. Nós seremos apenas instrumentos, e para isso basta que acreditemos, e façamos a vontade do Pai. O Espírito de Deus nos inspira para escrever, para interpretar as palavras de Jesus  para todos os homens e mulheres de boa vontade para ler. Ele está  presente na Igreja viva que somos nós que reunimos em volta do altar para celebrar  os mistérios do enviado do Pai. É O Paráclito que protege os sacerdotes e demais leigos que na linha de frente da Igreja missionária,  vai desbravando novos territórios   e mostrando o rosto de Jesus ressuscitado aos nossos irmão que ainda não o conhecem. Ele é o fogo purificador que nos limpa dos nossos pecados e nos ilumina a estrada que devemos seguir. É Ele que ilumina a nossa mente para entender a mensagem de Cristo e decodificá-la, ou explicá-la para a todos que querem conhecê-la . O Espírito Santo, amor do Pai e do Filho nos faz mais fortes diante das dificuldades que enfrentamos na transmissão da palavra de Deus. 

Sabemos que o vento é o ar em movimento, invisível e está em toda parte em volta do Planeta Terra. O Espírito Santo é Deus em movimento no meio de nós, em ação contínua e de forma misteriosa, sensível e poderosa. Ele é o sopro de vida que orienta a Igreja soprando sobre as "velas do barco da salvação", que é a Santa Igreja, e a conduz rumo à pátria definitiva, a Jerusalém Celeste.

A Primeira Epístola aos Coríntios enumera alguns dons do Espírito Santo.

(I Co 12:8-10):

  • Palavra da sabedoria
  • Palavra do conhecimento
  • Dons de curar
  • Operação de maravilhas
  • Profecia
  • Discernimento de espíritos
  • Variedade de línguas
  • Interpretação de línguas

 

Vem Espírito de Deus

Padre Marcelo Rossi

 

REFRÃO.:
Vem, espírito de Deus; vem espírito santo
Manda teu fogo, dá-nos teu poder!
Vem, espírito de Deus; vem espírito santo
Manda teu fogo, dá-nos teu poder!

Vem, espírito santo, és a luz infinita
Tua glória sublime nos envia do céu

Refrão...

Fonte de água viva, és a eterna esperança
Nossas vidas digamos, vem nos acalentar

Refrão...

Testemunha fiel, és a nossa verdade
Juntos proclamaremos:"Cristo ressuscitou!"

Refrão...

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.catequeseatual.blogspot.com  

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspt.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário