Pesquisar neste blog

sábado, 30 de maio de 2009

Mentira santa? (Jo 21,20-25) (30/05/09)

João  conclui o seu Evangelho, e se identifica com "o discípulo que Jesus mais amava",  afirmando que Jesus fez muitas outras coisas, quer dizer, muitos outros milagres, que não estão escritos nos evangelhos.  E garante que tudo que ele escreveu é verdade. Este é o discípulo que dá testemunho de todas essas coisas, e as escreveu. E sabemos que é digno de fé o seu testemunho.  O que não quer dizer, de jeito algum, que nos outros evangelhos  exista alguma sombra de dúvida  por parte de seus autores. Porque,  João aqui não está dizendo que os demais evangelistas não são verdadeiros. Ele só afirma que, o que escreveu é expressão da pura verdade.  O que deve ser a característica de todo bom cristão. O cristão não pode faltar com a verdade em hipóteses alguma, nem prometer uma coisa que ele não pode cumprir. Certa vez, em uma  certa paróquia, eu estava participando de um curso de preparação de encontros catequéticos, quando a coordenadora que se fazia passar por grande entendedora da sagrada escritura, falou-nos de uma tal mentira santa.  Segundo ela, mentir é errado, é pecado, mas existem casos em que se poderia mentir, para não causar um mal maior, e esta seria uma mentira santa.  Eu até concordei com ela, porém em parte. Só para exemplificar, disse ela,  imaginemos uma senhora com certas complicações vasculhares  somadas a uma insuficiência  cardíaca e ao processo de envelhecimento bem  adiantado. Estando internada, recebia todo dia  a visita dos familiares, principalmente do seu querido netinho.  Chegou a sexta-feira e o garoto  não chegava. Ela não parava de olhar o relógio na parede, e de perguntar pelo menino.  Disseram-lhe que o seu querido neto estava fazendo um trabalho muito importante na casa de um amiguinho, pois era para nota e que ele estava muito mal naquela tal matéria e coisa e tal.  Só que na verdade verdadeira, o querido netinho estava na U.T.I.  entre a vida e a morte pois naquela manhã tinha sido atropelado por um ônibus, e se a verdade lhe fosse revelada, ela poderia ter um  enfarto fulminante.  Que você acha? Sinceramente eu gostaria muito de saber a sua opinião.  Concorda com essa mentira santa?  Eu até concordei. Coitada daquela senhora! Só fiquei pensando, que mentira santa teriam de inventar no outro dia, e se o menino viesse a morrer? Percebeu que é o tipo da coisa polêmica?  É complicado quando queremos resolver um mal com outro mal maior ou do mesmo tamanho.  Para quem está acostumado a mentir, isso seria a coisa mais natural desse mundo.  Bem. Poderíamos aqui analisar outros tipos de mentiras que se justificariam como mentira santa. O problema é o exagero, o acostumar-se neste expediente, ou coisa parecida.  Vou parar por aqui, e deixo a conclusão com você.

 

Sal

Clique aqui e visite: CATEQUESE ATUAL

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



2 comentários:

  1. Minha opinião é que sempre deveríamo escolher a verdade porque a verdade dita com amor liberta as pessoas enquanto a mentira, aprisiona e torna a solução do problema ainda mais difícil.

    ResponderExcluir
  2. Mentira é mentira aqui ou em qualquer parte do mundo e faltar com a verdade é mentir. Para Deus não existe mentirinha ou mentirona, tudo é vista como pecado. Cocordo que é dificil no mundo em que vivemos se desviar ou evitá-la, mas é o que devemos fazer, tentar não mentir é um desafio e aprendizado diário.
    Vamos sempre ter em mente que ao mentirmos Deus está nos vendo, não é o nosso vizinho nem o nosso parente, é Deus nos observando e, com certeza fugiremos com mais frequência deste pecado. Não devemos esquecer que a Bíblia diz que o pai da mentira é o diabo e que ele veio para matar, roubar e destruir. Será que queremos compartilhar das armadilhas do inimigo e, com isto, nos afastarmos de Deus?

    ResponderExcluir