Pesquisar neste blog

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Jesus é a árvore, nós somos os ramos (Jo 15,1-8) (13/05/09)

Como sabemos, Jesus é o próprio Deus que assumiu a natureza humana. E Ele  inculturou-se, isto é, falava a mesma língua do lugar e do povo daquela época, incorporando a sua cultura. Por exemplo. Antigamente, o povo acreditava que os espíritos balançavam as folhas das árvores, se manifestando na forma de vento. Jesus respeita isto e diz aos apóstolos: "Assim como o Pai me enviou, eu vos envio...", e  ASSOPRANDO SOBRE ELES, acrescentou. "Recebam o Espírito Santo..."

Jesus também inventava estórias conhecidas como parábolas, usando figuras de linguagens relacionadas às coisas do dia-a-dia do povo daquele lugar. O Semeador...  O bom samaritano...etc.

Nesta passagem do Evangelho da liturgia de hoje, Jesus nos compara aos ramos de uma árvore. Pois na verdade, o ramo que for separado da árvore vai murchar, secar ou morrer.  Nós também vamos murchar, e antes de secar como o ramo desgarrado da árvore, nosso olhar vai perder o brilho, nossa coragem vai enfraquecer, o nosso sorriso não terá a menor graça, quando não estamos em estado de graça, ou quando nos separamos voluntariamente da videira que é Deus, 

"Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.

Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."

Quando vou explicar esta parte do Evangelho eu costumo levar na mão um galhinho de qualquer planta ou árvore. Começo minha conversa perguntando aos meninos e meninas o que vai acontecer com aquele ramo.

Caros irmãos. Nós catequistas missionários da palavra de  Deus, não conseguiremos dar frutos, não conseguiremos passar adiante com sucesso a mensagem de Cristo se não estivermos  conectados, ligados, à árvore que é Deus.

E tem mais! Jesus jogou pesado nessa!  

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará"

Sem dúvida, o fruto que Jesus está se referindo, aí, é a nossa participação na continuidade do seu trabalho. A nossa contribuição na evangelização não só por palavras, mais também com atitudes.

Vamos dar tudo de nós para que nunca aconteça de ficarmos também desligados da videira, para que não sejamos cortados.

 

Sal

sal.salvideo@gmail.com

www.catequeseatual.blogspot.com

www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com



Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário